quarta-feira, 26 de junho de 2024

Dr. José Maria Rodrigues. Camões. A Infanta D. Maria (1521-1577). «sirva de exemplo claro meu tormento, com que todos conheçam claramente que quanto ao mundo apraz é breve sonho»

Cortesia de Publicações Foriente

Com a devida vénia ao Dr. José Maria Rodrigues (3.1761-06184643-2), Coimbra, 1910

Volta de Ceuta

«(…)

Vós, que escuitais em rimas derramado

dos suspiros o som, que me alentava

na juvenil idade, quando andava

em outro em parte do que sou mudado,

 

sabei que busca só, do já cantado

no tempo em que eu temia ou esperava,

de quem o mal provou, que eu tanto amava,

piedade, e não perdão, o meu cuidado.

 

Pois vejo que tamanho sentimento

só me rendeu ser fabula da gente

(do que comigo mesmo me envergonho),

 

sirva de exemplo claro meu tormento,

com que todos conheçam claramente

que quanto ao mundo apraz é breve sonho.

(Soneto 101)

 

É certo que este soneto é, por assim dizer, uma tradução do 1.º soneto de Petrarca; mas não se segue d'ahi que nelle se não encontrem elementos autobiographicos do nosso poeta. Reproduzo o soneto do poeta italiano, porque é um elemento de interpretação para o de Camões.

 

Voi ch'ascoltate in rime sparse il suono

di quei sospiri ond'io nudriva il core

in sul mio primo giovenile errore,

quand'era in parte altr'uom da quel ch'i'sono;

 

Del vario stile in ch'io piango e ragiono

fra le vane speranze e'l van dolore,

ove sia chi per prova intenda amore,

spero trovar pietà, non che perdono.

 

Ma ben veggi'or si come ai popol tutto

favola fui gran tempo: onde sovente

di me medesmo meço mi vergogno:

 

e dei mio vaneggiar vergogna è'l frutto,

e '1 pentirse, e '1 conoscer chiaramente

che quanto piace ai mondo è breve sogno.

In Dr José Maria Rodrigues, Camões e a Infanta D. Maria, Separata do Instituto, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1910, há memória do Mal-Aventurado Príncipe Real Luís Philippe (3 1761 06184643.2), PQ 9214 R64 1910 C1 Robarts/.

Cortesia do AHistórico/UCoimbra/JDACT

 Camões, Didácticas, Infanta D. Maria, JDACT, Dr José Maria Rodrigues, Universidade de Coimbra, 500 Anos  de Camões,