sábado, 20 de fevereiro de 2010

Roriz: A Conversão dos Costumes

Ao rebuscar os meus escritos deparei-me com uma carta de Roriz. Ao relê-la recuei ao tempo em que ela foi escrita por uma irmã beneditina a quem trato por «mana», com o devido respeito. Trata-se de um trabalho que desenvolveu num Encontro Monástico em Espanha.
«Quando há vinte anos cheguei ao Mosteiro de S. Escolástica de Roriz, para entrar no Postulantado, encontrei na porta do Noviciado uma pequena inscrição que dizia: Aqui se cresce. Que coisa! Já ali cheguei tão crescida, e ainda me dizem que tenho que crescer mais e mais...! Afinal, reconheço com surpresa que crescer em Deus, é tornar-me aberta a que Cristo cresça em mim, na minha mais total liberdade! A frase continua na porta da sala do Noviciado, mas a meu ver, bem poderia ser colocada na porta de qualquer Mosteiro ou de qualquer cela de qualquer parte do mundo, onde se vive a vida monástica»
(A conversão dos Costumes).
Maria Reis Catarino, osb/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário