segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tufões no Mar da China: Séculos XVI, XVII e XVIII

Em Março de 1998, no dia 31, o livro «Navios de Guerra Portugueses nos Tufões do Mar da China», foi-me ofertado por uma amiga de longa data, responsável por uma biblioteca de carácter científico, a Luísa Cabrita.
Trata-se de uma edição do Insituto Cultural de Macau, em parceria com a Obra Social dos Serviços da Marinha e os Serviços Meteorológicos e Geofísicas de Macau. A autoria é de Pedro Fragoso de Matos, no ano de 1987. (Os tufões e os navios da marinha portuguesa, Capítulo I, séculos XVI, XVII e XVIII).
Os termos furacão e tufão são nomes regionais para intensos ciclones tropicais. Dois conceitos, ditos principais, estão associados a estes acontecimentos meteorológicos, um explícito que retrata os furacões como fenómenos que podem gerar acontecimentos sociais e económicos, e um implícito de que são tempestades com capacidade para gerar precipitações intensas e ventos que sopram com rajadas de elevado valor «bélico», forte agitação marítima e correntes ascendentes e descendentes extremamente intensas no seu interior.
Com a devida vénia, reproduzo o texto do Vice-Almirante Fragoso de Matos, referente aos Tufões no Mar da China, editado pelo Instituto Cultural de Macau, 1987.
Pedro Fragoso de Matos/IC de Macau/ Adaptação de JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário