sexta-feira, 30 de abril de 2021

O Regresso do Desejado. Ricardo Costa Correia. «Depois de se aliar com os infiéis para me derrubar, tenta agora captar o interesse deles para os negócios da coroa?»

jdact

Inquisição (maldita). Viena

«(…) Muito obrigado, don Felipe, é para mim também um gosto conhecer-vos, um tão elevado exemplo da cristandade de um povo. O vosso sacrifício na Península Ibérica é apenas comparável ao de Cristo na cruz. Irmão, interrompeu don Juan, o bispo don Martin foi meu capelão durante as batalhas em vosso nome nos Países Baixos. É um devoto da sua pessoa. Muito combateu pela justiça da nossa fé contra aqueles que renegaram os verdadeiros ensinamentos da cruz.

Pela sua mão, muitos foram os hereges condenados à fogueira. Muito me honra a vossa devoção e serviço à nossa causa, senhor bispo. Vai acompanhar-nos em Viena por quanto tempo?

Apenas por um par de dias, don Felipe. Tal como já falei com don Juan, parto para Roma ao encontro do nosso santo padre e de monsenhor Niño de Guevara. Como gostaria de vos acompanhar nessa viagem, senhor bispo, mas a minha saúde não o permite, don Felipe tentou de alguma forma minimizar a dor que o incomodava. Posso fazer de vós o meu mensageiro junto do santo padre e do bispo Guevara?

Por quem sois, don Felipe! O bispo parecia mais satisfeito que nunca por estar ao serviço do antigo rei das Espanhas. Falarei com eles sobre a difícil situação em que fostes obrigado a deixar o trono e a afronta que o vosso sobrinho dom Sebastião preparou contra vós ao aliar-se aos infiéis marroquinos.

Diz-se agora…, o bispo olhou em redor e baixou mais a voz, que se prepara para chamar ao reino de Portugal embaixadores muçulmanos. São às dúzias os marinheiros que falam sobre isso quando aportam às cidades francas. Uma vergonha para a nossa cristandade.

Depois de se aliar com os infiéis para me derrubar, tenta agora captar o interesse deles para os negócios da coroa? Isso é um completo ultraje. Don Felipe respondia no mesmo tom de voz. Os dois homens endireitaram-se à aproximação do imperador que se juntava à conversa». In Ricardo Costa Correia, O Regresso do Desejado, 2019, EGO Editora, 2019, ISBN 978-108-871-222-1.

Cortesia de EGOE/JDACT

JDACT, Ricardo Costa Correia, Literatura, Espanha, Alcácer-Quibir,