quarta-feira, 13 de julho de 2022

Infante dom Pedro. Isabel Machado. «… lançara o reino num período de rivalidades fratricidas entre a nobreza, miséria e revolta popular. O reinado do irmão era uma fonte de ralações para a rainha de Portugal»

jdact

Quarenta e quatro anos antes. Lisboa, Out0no de 1405

«(…) Pela força das armas e do génio militar de Nuno Álvares Pereira, os portugueses haviam esmagado os invasores de Castela, apoiados por muita fidalguia portuguesa, que preferia ver no trono um castelhano pelos ganhos que a união das coroas traria às suas linhagens. A vitória na mais épica das baralhas, em Aljubarrota, marcara a viragem do destino a favor de dom João. O exército português contara com a ajuda preciosa das hostes inglesas, comandadas por John of Gaunt, duque de Lencastre, o terceiro filho do rei Edward III. Uma coincidência do destino unira portugueses e ingleses contra os castelhanos.

O turbulento e ambicioso duque nunca se resignara com o papel secundário que a sua ordem de nascimento impunha, julgando-se merecedor de uma coroa. Por morte da primeira mulher, Blanche, mãe da rainha portuguesa, que lhe dera título, fortuna, terras, castelos e três filhos, casara em segundas núpcias com a infanta castelhana, Constança, filha do rei Pedro de Castela, assassinado pelo meio-irmão Henrique, que iniciara a nova dinastia dos Trastâmaras. Constança vivia exilada em Inglaterra, mas, por morte do pai, intitulara-se a legítima rainha castelhana. Sempre disposto a um novo golpe que expandisse o seu poder, John of Gaunt concebeu um estratagema audaz. Proclamou-se rei consorte de Castela e entregou-se apaixonadamente à nova ambição: invadir o reino de sua mulher, depor Henrique de Trastâmara, sentar Constança no trono e designar herdeira a filha de ambos, Catarina de Lencastre.

A conjugação de interesses contra os castelhanos unira, assim, John of Gaunt e dom João de Avis. Corria o ano de 1386 quando se forjou a aliança que trouxe o duque de Lencastre à Ibéria, para se juntar aos exércitos Portugueses. Se dom João garantira plena vitória sobre os castelhanos. o duque regressara a Inglaterra sem conseguir todos os seus intentos. Não ganhara o trono castelhano para a mulher, mas firmou a promessa de matrimónio da filha Catarina com o pequeno príncipe herdeiro de Castela, futuro Henrique III, unindo as duas dinastias desavindas.

Contudo, o maior trunfo conseguira-o John of Gaunt pelo casamento da filha mais velha, Filipa, com o rei de Portugal, um enlace de conveniência, que se transformaria numa união exemplar de afecto e respeito. O duque de Lencastre nunca conquistou o sonho de se ver coroado rei, mas conseguira que três filhos se sentassem em tronos. O irmão de Filipa, Henry, herdara a ambição sanguinária do pai e havia usurpado a coroa ao primo direito, Richard IL Proclamou-se rei de Inglaterra, como Henry, IV, e fundou a nova dinastia de Lencastre.

Envolvera-se numa guerra com França, onde Inglaterra detinha possessões desde o tempo de seu avô, e lançara o reino num período de rivalidades fratricidas entre a nobreza, miséria e revolta popular. O reinado do irmão era uma fonte de ralações para a rainha de Portugal». In Isabel Machado, Infante Dom Pedro, O Regente Visionário que o Poder quis Calar, 2021, Editorial Presença, Manuscrito, 2021, JSBN 978-989-897-590-4.

Cortesia de EPresença/Manuscrito/JDACT

JDACT, Isabel Machado, História, Regente Pedro, Cultura e Conhecimento, Literatura,