segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Constança. Isabel Machado. «Mal subira ao trono, Afonso convocou com rara celeridade as Cortes em Évora, para que os três estados lhe jurassem fidelidade e vassalagem. Não ficara fora do juramento nenhum fidalgo…»

jdact

Paço de Lisboa, Portugal, dois anos mais tarde

«(…) Afonso IV amarrotou a carta da filha, lançando-a para o chão, num arrebatamento de fúria. O que diz Maria?, afligiu-se dona Beatriz. Que o vosso sobrinho transformou uma infanta de Portugal numa barregã! A rainha persignou-se: Credo, senhor. E quer fazer do meu neto um bastardo, acrescentou o rei. Mas que diz ela?, insistiu a rainha, voltando-se para uma aia a quem ordenou: Trazei-me a carta. Beatriz pegou no pergaminho e endireitou-o, esticando-o com as mãos sobre as pernas. Leu rapidamente. Pobre filha..., lamentou. Escreverei ao rei de Castela sem demora. E credes que esse algoz atentará nas vossas palavras? Já houve conflitos resolvidos pela intervenção das rainhas, ripostou a mulher com firmeza.

Afonso não respondeu. Beatriz sabia do que falava. Quando era ainda infante e se ergueu em armas contra seu pai, dom Dinis, revoltado com o tratamento de preferência dado pelo rei a dois bastardos, Afonso Sanches e João Afonso, temendo que lhe roubassem o trono, acabara por ser a intervenção da rainha dona Isabel a pôr fim à contenda entre pai e filho. A bastardia era um tema que punha Afonso fora de si. O momento presente já se lhe desvanecia na cabeça, tomado pela raiva que vinha do passado. À respiração alterou-se no peito do rei a recordar como a vingança varrera o reino mal subira ao trono, pelos anos de insultos sofridos. O rei Dinis transformara os bastardos nos homens mais poderosos de Portugal.

Com a paz, venceu também a imposição do infante ao rei Dinis: que os bastardos fossem afastados dos cargos e da corte. Afonso Sanches foi exilado para os seus domínios no Castelo de Albuquerque, em Castela. A sanha vingativa do herdeiro repetia-lhe que o afastamento para terras vizinhas, ainda para mais próximas de Portugal, não bastava quando se tratava de aniquilar um rival. Nem o desterro para Castela, destituído de tudo, amansou o bastardo. Afonso Sanches acumulou riqueza e bens, aproximando-se dos grandes do reino vizinho, gulosos das terras portuguesas. A ambição nunca andava longe do ódio, e das alianças de Afonso Sanches com castelhanos muitos trabalhos viriam para o futuro rei de Portugal.

Mal subira ao trono, Afonso convocou com rara celeridade as Cortes em Évora, para que os três estados lhe jurassem fidelidade e vassalagem. Não ficara fora do juramento nenhum fidalgo, prelado ou representante dos concelhos, não fosse alguém ter a ousadia de apoiar um dos dois bastardos que desgraçavam o sossego do novo soberano, que não se contentou, porém, com as reunião das Cortes para assegurar que seria apenas seu todo o poder régio. Afonso Sanches e João Afonso também enviaram juramento à distância. Mas o novo rei já cumprira 34 anos, tempo bastante para acumular muito saber da guerra, dos negócios do reino e da traição dos homens. E decidiu-se a usar a mão pesada de justiceiro». In Isabel Machado, Constança, A Princesa traída por Pedro e Inês, 2015, A Esfera dos Livros, 2015, ISBN 978-989-626-718-6-

Cortesia de EdLivros/JDACT

JDACT, Isabel Machado, Constança, História, Literatura,