sábado, 9 de setembro de 2023

Os Cem Sentidos Secretos, Amy Tan. «A mãe acha que o facto de ter casado fora da raça anglo-saxónica faz dela uma liberal. Quando Jack e eu nos conhecemos, ela ainda diz às pessoas, havia leis contra casamentos mistos»

Cortesia de wikipedia e jdact

«Aos seis anos de idade, a americana Olivia conhece a meia-irmã chinesa Kwan. Com a morte do pai das duas, um chinês que emigrara para os Estados Unidos, e de sua própria mãe, Kwan chega para morar com a família de Olivia. Imediatamente Kwan assume o papel de mãe super-protectora da irmã, mesmo sob os constantes protestos de Olivia. No quarto que dividem, Kwan murmura segredos sobre fantasmas e pede a Olivia que jamais os revele.

Trinta anos depois, Olivia está se divorciando de Simon, após um longo casamento. Por motivos profissionais, no entanto, fazem uma viagem à China, e Kwan os acompanha. Na cidadezinha onde Kwan cresceu, Olivia busca entender o que a lógica ignora e que só pode conhecer por meio de seus sentidos secretos.

Ambientada em San Francisco e numa remota cidade ao sul da China, Os cem sentidos secretos aborda as diferenças culturais entre a América e a China. Na figura das duas irmãs, unem-se os dois universos. Olivia é uma pessoa racional e céptica sobre os aspectos místicos de sua, ascendência chinesa; Kwan tem visões e acredita que uma pessoa pode ter vidas múltiplas.

A Moça de Olhos Yin

Minha irmã Kwan acredita que tem olhos yin. Ela enxerga aqueles que já morreram e que agora habitam o Mundo de Yin, fantasmas que saem das brumas apenas para visitá-la em sua cozinha na rua Balboa, em San Francisco.

Libby-ah, ela costuma me dizer. Adivinha quem eu vejo ontem, você adivinha. E eu não preciso adivinhar que ela está se referindo a alguém morto. Na verdade, Kwan é minha irmã: meia-irmã, embora eu não deva mencionar isto em público. Seria um insulto, como se ela merecesse apenas cinquenta por cento do amor da nossa família. Mas, apenas para esclarecer o aspecto genético, Kwan e eu temos o mesmo pai, só isso. Ela nasceu na China. Meus irmãos, Kevin e Tornmy, e eu nascemos em San Francisco depois que meu pai, imigrou para cá e se casou com nossa mãe, Louise Kenfield.

A mãe se refere a si mesma como churrasco misto americano, um pouco de tudo que é branco, gorduroso e frito. Ela nasceu em Moscow, Idaho, onde foi campeã de manejo de bastão e uma vez recebeu um prémio numa feira por ter cultivado uma batata deformada que tinha o perfil de Jimmy Durante. Ela me contou que sonhava que um dia ia ser diferente, magra, exótica e aristocrática como Luise Rainer, que ganhou um Oscar pelo papel de O-lan em Terra dos deuses. Quando a mãe se mudou para San Francisco e se tornou, em vez disso, uma secretária, ela fez a segunda melhor coisa. Casou com nosso pai.

A mãe acha que o facto de ter casado fora da raça anglo-saxónica faz dela uma liberal. Quando Jack e eu nos conhecemos, ela ainda diz às pessoas, havia leis contra casamentos mistos. Nós desobedecemos à lei por amor. Ela não menciona que aquelas leis não valiam na Califórnia». In Amy Tan, Os Cem Sentidos Secretos, G.P. Putnam's Sons. 1995, Editora Rocco, 1996, 96-0961, CDD 813, CDU 820(73)-3.

 Cortesia de ERocco/JDACT

JDACT, Amy Tan, Literatura,