quinta-feira, 23 de junho de 2022

A Ponte dos Suspiros. Fernando Campos. «Senhores, el-rei foi preso. Que dizeis? Estávamos em casa do arcebispo quando chegaram os guardas, de mando do Conselho dos Dez, e o levaram preso. Meu Deus!, disse Nuno Costa. E agora?»

 

jdact

O Sósia

«(…) O doge cofiou a barba com ar preocupado: Se ele é mesmo o rei de Portugal... Não pode ser! ... o rei Filipe de Espanha terá de... Senhor!, abespinhou-se o embaixador. Quereis arranjar conflito entre Veneza e Madrid? Não vejo em que possa a verdade provocar conflito entre dois estados soberanos e católicos. Pareceu-me ver nas vossas palavras um tom de ameaça... Não, mas... Mas?, levantou-se o doge, como a dar por finda a audiência. O que Espanha deseja é que a Senhoria de Veneza mande prender esse indivíduo que se diz rei de Portugal e... Senhor embaixador, considerarei o assunto com o meu Conselho dos Dez e verei o que há que fazer.

Marco Túlio correu esbaforido para o cais e embarcou numa gôndola: Depressa, depressa, San Beneto! A gôndola afasta-se a toda a pressa. Em San Beneto, em casa de Jerónimo Migliori, Pantaleão Pessoa, frei Crisóstomo, António Brito Pimentel e Nuno Costa conversavam com frei Estêvão Sampaio recém-chegado de Paris. Era frei Estêvão um dominicano de grande prestígio. As obras que eu escrevi?, encolhia os ombros aos que o elogiavam pelas inúmeras vidas de santos e varões ilustres da sua ordem, que publicara em Paris e incorporara no seu Thesaurus. Também se não envaidecia do talento e saber que todos lhe reconheciam, do renome de grande latinista... Os meus pergaminhos são outros, o ter tido o meu berço em Guimarães, ser afeiçoado à casa de Vimioso e, por ter sido partidário do senhor Dom António, terem-me encarcerado os Castelhanos. E a vossa fuga, frei Estêvão? Sabeis o que é descer uma muralha altíssima pendurado de um lençol que a todo o momento ameaça romper-se e precipitar um desgraçado no abismo? E recordava o exílio em França, em Tolosa, a universidade, o doutoramento em teologia, a amizade com Carlos IX e Henrique III, reis de França, e com o seu capelão, o bispo de Angers, a quem dedicara o Thesaurus... Mas agora... Mal soube da novidade, meti-me a caminho. Dom João Castro, neto do grande vice-rei da Índia, dom Jerónimo  Portugal e o padre José Teixeira pediram-me muito empenhados lhes escrevesse logo que veja esse rei ressuscitado. Onde está ele? De visita ao arcebispo de Espálato, que muito o tem ajudado junto do papa. Chegará em breve. Estou ansioso, ficai sabendo, por beijar a mão ao meu rei.

No estreito rio a gôndola atraca à soleira de uma porta. Marco Túlio salta da embarcação para o degrau de pedra e entra estugado na casa e na sala onde estão os portugueses: Senhores, el-rei foi preso. Que dizeis? Estávamos em casa do arcebispo quando chegaram os guardas, de mando do Conselho dos Dez, e o levaram preso. Meu Deus!, disse Nuno Costa. E agora?» In Fernando Campos, A Ponte dos suspiros, 1999, Difel SA, 2000, ISBN 978-972-290-806-1.

Cortesia de Difel/JDACT

 JDACT, Fernando Campos, História, Literatura,