sábado, 11 de junho de 2022

Construindo uma Imagem imperial em Bizâncio. Narrativa sobre a basílica de Santa Sofia em Das Construções, de Procópio de Cesareia, século VI. Ana Maria Oliveira. «… procuramos observar a função que Santa Sofia já exercia anteriormente nesta relação, de demonstrar a junção destes dois poderes»

Cortesia de wikipedia e jdact

«O presente trabalho lança um olhar sobre os relatos da reconstrução da basílica de Santa Sofia, contidos no Livro I da obra Das Construções, que foram escritos por Procópio de Cesareia, no século VI, a pedido do Imperador Justiniano. Nos dispomos, assim, a compreender como as narrativas são usadas a favor do poder imperial, à medida que a descrição criou uma imagem historiográfica de Justiniano, a qual, por conseguinte, consolidou e fortaleceu seu governo. Para tanto, no primeiro capítulo buscamos compreender o autor e seu trabalho, apresentando alguns caminhos que levam a reflexões sobre Procópio de Cesareia e seu livro, Das Construções. No segundo capítulo, pensamos como ocorreu a construção da união entre Império e Igreja, que chegou ao século VI consolidada, e então serviu como base para a representação política criada para Justiniano. Desta forma, observamos como Procópio apropriou-se ainda dessa representação para compor suas narrativas. Também neste capítulo, procuramos observar a função que Santa Sofia já exercia anteriormente nesta relação, de demonstrar a junção destes dois poderes. Isso possibilita observar a relevância histórica de uma reconstrução no século VI e, de deixar um legado escrito sobre estes acontecimentos. Assim, no terceiro capítulo, analisamos o papel histórico dos relatos sobre a basílica, ao construir uma imagem historiográfica do poder imperial, diante da forma como foi elaborado por Procópio. Foi possível, então, perceber que Justiniano e Procópio se utilizaram de heranças tradicionais a Bizâncio, sendo elas a relação com a cristandade e o espaço de religiosidade e memória presente na basílica, para consolidar o poder do governante diante não só da reconstrução de Santa Sofia, mas também através da criação de uma imagem historiográfica numa narrativa, a qual se apropriou de todos esses aspectos». In Resumo.

Procópio de Cesareia e Das Construções: Reflexões sobre o autor e a fonte

Consideramos que observar primeiramente aspectos específicos do autor e da obra é primordial para compreensão da escrita sobre a reconstrução da basílica de Santa Sofia. Para tanto, inicialmente são levantadas algumas discussões a respeito de quem foi Procópio, tendo como base uma bibliografia recente, que analisa a produção clássica, através de trabalhos de especialistas na área de História Bizantina. Desta forma, inserimos a pesquisa em discussões atuais, as quais, por sua vez, não deixam os clássicos de lado, mas sim, procuram lançar uma análise criteriosa sobre eles. Em um segundo momento, abordaremos os debates historiográficos que tem permeado nossa fonte, a obra Das Construções. Por fim, há o cuidado de observar ainda os próprios diálogos que Procópio estabelece ao início do Livro I, os quais serão o principal foco de análise ao longo da pesquisa por nele constarem as narrativas sobre a basílica.

Para compreendermos Procópio de Cesareia, há que se destacar trabalhos como os de Averil Cameron, que trazem aspectos interessantes sobre a sua vida, pois a autora articula os três escritos do historiador a alguns acontecimentos pessoais retirados especialmente da obra História Secreta. Isto se deve em grande medida pelas evidências ou fontes para compreensão da história e da carreira de escritor de Procópio serem escassas, estando na sua maioria presentes nas próprias narrativas do século VI deixadas por ele. O estudo sobre o autor também é dificultado quando tange à obtenção de informações detalhadas sobre sua cidade natal, que era a Cesareia Palestina. Cameron conta que há poucos testemunhos do século VI sobre este local, mas sabe-se que até ao século IV era um renomado centro educacional. Assim, em períodos anteriores a região era marcada pela grande circulação e diversificação de saberes, que fazem deste um espaço tradicional de educação helénica. Durante o governo de Constantino, o Grande (306-337), saíram de lá nomes como o de Eusébio, um bispo de Cesareia amplamente reconhecido pelos seus escritos sobre a História da Igreja e da Vita Constantini». In Ana Maria Oliveira, Construindo uma Imagem imperial em Bizâncio. Narrativa sobre a basílica de Santa Sofia em Das Construções, de Procópio de Cesareia, século VI, Tese de Licenciatura em História, Universidade da Fronteira Sul, Campos Chapecó, 2017, Chapecó, Wikipédia.

 Cortesia de UFFSul/Chapecó/JDACT

 JDACT, Ana Maria Oliveira, Cultura e Conhecimento, Bizâncio, Caso de Estudo, Constantinopla, O Saber,