quarta-feira, 21 de julho de 2010

Frei Vicente de Santo António: Beato Vicente de Albufeira. Presbítero. Mártir. Dia 3 de Setembro de 1632

(1590-1632)
Albufeira, Algarve
Cortesia da CMAlbufeira
Frei Vicente de Santo António, de nome de nascimento Vicente Simões de Carvalho, também conhecido como Beato Vicente de Albufeira, foi um missionário português da Ordem de Santo Agostinho.
Desde 1965, Albufeira prostra-se diante do testemunho eloquente deste seu filho que enobreceu a fé dos seus antepassados tendo levado até às terras longínquas do Japão a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Vicente de Santo António nasceu no ano de 1590. Viveu nesta cidade até aos 12 anos. Foi depois estudar para Lisboa e aí experimentou as seduções da vida fácil lisboeta, como ele próprio confessa numa das suas Cartas do Japão.
Aluno brilhante e dotado de qualidades de chefe, tudo para ele era fácil. Filho de um médico, aprendeu com o seu pai os rudimentos da medicina que lhe foram muito úteis ao serviço do povo humilde japonês que, em Nagazaqui se dedicava às lides do mar.

Em Lisboa manifestou o desejo de ser sacerdote e missionário, sobretudo após a morte de sua mãe, quando ele tinha 26 anos de idade. Foi missionário da Ordem dos Agostinhos e durante cerca de 10 anos exerceu o apostolado no meio de perigos e ciladas, pensando apenas no bem espiritual daqueles que tão longe haviam abraçado a fé em Jesus Cristo.
As suas Cartas provenientes do Japão revelam a grandeza de alma deste homem e deste missionário filho de Albufeira. Desde então, esta cidade nunca mais deixou de lhe prestar culto no dia do aniversário do seu martírio a 3 de Setembro. Esse dia foi durante alguns anos considerado e vivido em Albufeira como verdadeiro Feriado Municipal.

Cortesia da CMAlbufeira
O seu entusiasmo evangelizador levou-o até ao Japão em 1623. Aí mudou de nome e de aspecto: tornou-se caixeiro ambulante, pregando nas casas que lhe abriam as portas, consolando os perseguidos, convertendo os gentios. Apesar do seu disfarce, foi preso seis anos mais tarde e condenado à morte. Resistiu admiravelmente a todos os tormentos e acabou queimado pelas chamas de uma fogueira. São admiráveis as cartas que escreveu aos seus amigos e discípulos já durante os tempos de martírio, exortando-os à fidelidade ao Senhor Jesus.
Tendo passado por Espanha, México e Filipinas, acabou martirizado no Japão.
www.albufeira.pt/img/albufeira/downloads/1275666421127566642162.pdf
 
Sinopse do livro Cartas do Japão, Editora Távola Redonda, 2001, SBN: 972-9366-18-7
Fac-símile da edição comemorativa do Centenário da Beatificação, preparada pelo Cónego José Cabrita (Faro, 1967), com um estudo de Manuel Cadafaz de Matos. FREI VICENTE DE SANTO ANTÓNIO, O.S.A. Natural da cidade de Albufeira e filho de um médico do Algarve, Vicente Simões de Carvalho (este o seu nome de nascimento) foi ordenado sacerdote em 1617 - quando contava 27 anos - e, pouco depois, decidiu partir como evangelizador para as missões da América Latina. Ingressando como noviço num convento da Ordem de Santo Agostinho, na Cidade do México, em 1621, alguns meses depois seguiu para as missões da sua Ordem existentes nas Filipinas, onde veio a ter lugar a sua profissão religiosa no ano seguinte. Homem dotado de uma significativa cultura e apostado na evangelização dos gentios do Japão, partiu para aquele arquipélago em Abril de 1623. Durante a sua permanência naquelas ilhas escreveu cerca de dezena e meia de cartas, que dão testemunho da sua acção e da sua fé, as quais voltam agora a ser publicadas. Frei Vicente de Santo António acabou martirizado pelo fogo, nos arredores de Nagasáqui (sul do Japão), com alguns dos seus companheiros de missão, em 3 de Setembro de 1632, vindo a ser beatificado pela Igreja em 7 de Julho de 1867.
Fontes: http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090907&id=11603&fd=0

Cortesia da CMAlbufeira/Arquivo Histórico/JDACT