sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Lendas Medievais: O Codex Gigas. Segundo a lenda, o escriba foi um monge que quebrou os votos monásticos, sendo condenado a ser murado vivo. Para evitar esta severa sanção, prometeu a criação de um livro que glorificaria o mosteiro para sempre. Deste modo, incluiria todo o conhecimento humano

Cortesia de suite101

O Codex Gigas, que significa Livro Gigante, é considerado o maior manuscrito medieval existente no mundo. Foi criado no início do século XIII, presumivelmente no mosteiro beneditino de Podlažice na Boémia, actual República Checa. Está preservado na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo. É também conhecido como a Bíblia do Diabo, devido a uma grande figura do diabo no seu interior e da lenda em torno da sua criação.
O códice tem capas em madeira, revestidas com couro e ornamentadas com motivos em metal. Com 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura, é o maior manuscrito medieval conhecido. Não se sabe quem o fez, nem se conhecem as razões de as páginas terem sido removidas, embora se pense que algumas delas pudessem conter as regras monásticas dos beneditinos. O códice pesa cerca de 75 kg e o velino nele usado foi elaborado a partir de pele de vitelo, ou pele de jumento, num total de 160 animais.

Cortesia de kb
O manuscrito contém figuras decoradas,  iluminuras, em vermelho, azul, amarelo, verde e dourado. As letras maiúsculas que iniciam os capítulos estão elaboradamente decoradas com motivos que, frequentemente, ocupam grande parte da página. O Codex, de acordo com os peritos, o livro terá levado mais de 20 anos a ser concluído.

Cortesia de artmagazin

A página 290 contém apenas uma figura original de um diabo, com cerca de 50 cm de altura. Algumas páginas antes desta, estão escritas sobre um velino escurecido e os caracteres são mais esbatidos que no resto do manuscrito. A razão para a diferença nas cores é que o velino, por ser feito a partir de peles animais, escurece quando exposto à luz. No decurso dos séculos, as páginas mais expostas acabaram por ter um aspecto mais escuro.

Cortesia de heliotropodeluzwordpress
Segundo a lenda, o escriba foi um monge que quebrou os votos monásticos e foi condenado a ser murado vivo. A fim de evitar esta severa sanção, ele prometeu a criação, em uma única noite, de um livro que glorificaria o mosteiro para sempre e que incluiria todo o conhecimento humano. Perto da meia-noite, ele teve a certeza que não conseguiria concluir esta tarefa sozinho e, por isso, fez uma oração especial, não dirigida a Deus, mas ao querubim banido Satanás, pedindo-lhe que o ajudasse a terminar o livro em troca da sua alma. O monge vendeu, assim, a sua alma ao diabo. O diabo concluiu o manuscrito do monge e foi acrescentada uma imagem do diabo como agradecimento pela sua ajuda.
Apesar desta lenda, o códice não foi proibido pela maldita Inquisição e foi analisado por muitos estudiosos ao longo dos tempos.

Cortesia de zaraxoxo

Cortesia da wikipédia/JDACT