segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Temática, O Budismo: As Grutas de Yungang. Embora árduo e com imenso sacrifício humano, os escultores dos budas das grutas de Yungang transmitem-nos uma «outra» maneira de viver, onde se extrai os mais altos benefícios da vida

Cortesia de portuguesecri

Ao afirmar que na proximidade de uma das cidades produtoras de carvão da China há 51 mil budas esculpidos na pedra, pode parecer algo estranho. No entanto, em anterior conversa já me tinha debruçado sobre a  cidade de Datong e outras grutas envolventes. 
A temática do budismo é deslumbrante e assume uma prática de vida, melhor, uma filosofia de vida que revela a sabedoria onde a ciência do conhecimento e a inteligência predominam.
Ao pesquisar uma colecção de grutas que se estendem por 1 km, onde o trabalho árduo de milhares de pessoas num período longo de anos, é um encantamento para os olhos e para uma paz interior. Trata-se de uma felicidade e harmonia  que o budismo trouxe a milhões de pessoas ao longo da sua história de mais de 2500 anos.

Por tudo isto, afirmo, que o Budismo é uma religião prática, virada para condicionar a mente inserida no nossso cenário quotidiano, de modo simples a levá-la à paz e serenidade, à alegria e sabedoria, à liberdade e humanismo na «quase perfeição». Deste modo, embora árduo e com imenso sacrifício humano, os escultores dos budas das grutas de Yungang transmitem-nos uma «outra» maneira de viver, onde se extrai os mais altos benefícios da vida.



Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow



wikipédia/JDACT