domingo, 30 de outubro de 2011

Ruy Belo. A Habitação do Mundo: «Como a tardia folha que tem insaciável vocação de chão. Pois nesse " insaciável" se diz que folhas e homens viajam no espaço, cobrem, talvez dominem alguns passos de terra, mas a terra ficará sempre à distância...»


Cortesia da fcg e esquerdadavirgula

Homem de Palavra[s]
Amei a mulher amei a terra amei o mar
amei muitas coisas que hoje me é difícil enumerar.
De muitas delas de resto falei.
Não sei talvez eu me possa enganar
foram tantas as vezes que me enganei
mas por trás da mulher da terra e do mar
pareceu-me ver sempre outra coisa talvez o senhor.
É esse o seu nome e nele não cabe temor.
Mas depois deste sonho sou obrigado a cantar:
Eis que o senhor está neste lugar
[...]
Aqui - mulher tera mar -
Aqui só pode ser a casa de Deus.

Aonde estás, Emmanuel, aonde?
[...]
Que vieste fazer a Elsenor?
Perder-te nos passinhos insistentes miudinhos
usados nos caminhos das modernas praias
entre risos e lágrimas locais?

Eu sei que só tu sabes o meu nome
tentar sabê-lo foi afinal o único
esforço importante da minha vida.
Sinto-me olhado e não tenho mais ser
que ser visto por ti. Há no meu ombro lugar
para o teu cansaço e a minha altura é para ser medida
palmo a palmo pela tua mão ferida.
[...]
Poema de Ruy Belo, in «Homem de Palavra[s]»

JDACT