quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FCG. Quarteto Borodin: Outono Russo. Dia 17 de Outubro de 2011. Grande Auditório. «Chostakovitch assistiu ao desenvolvimento do Quarteto Borodin ao longo das suas gerações. E deu a sua bênção à forma de o Quarteto abordar a sua música»

Cortesia da fcg

Outono Russo
Às 19h00, Grande Auditório

Dmitri Chostakovitch
«Chostakovitch assistiu ao desenvolvimento do Quarteto Borodin ao longo das suas gerações. E deu a sua bênção à forma de o Quarteto abordar a sua música», explicou o violetista Igor Naidin. O violoncelista Valentin Berlinsky, membro do grupo quase desde o início, era amigo próximo do compositor. Segundo Naidin, os conselhos musicais que o próprio Chostakovitch deixou à primeira geração dos Borodin foram rigorosamente transmitidos às posteriores. Berlinsky, que faleceu em 2007, era considerado o grande «guardião» deste tesouro.
Quarteto Borodin:
  • Ruben Aharonian – Violino;
  • Sergei Lomovsky – Violino;
  • Igor Naidin – Viola;
  • Vladimir Balshin – Violoncelo.



«Ao longo de mais de 65 anos, o Quarteto Borodin tem sido aplaudido pelo profundo conhecimento e autoridade no domínio do repertório de câmara. Particularmente aclamado pelas suas interpretações de Beethoven e Chostakovitch, abrange também, de forma natural, toda a música do género, desde Mozart a Stravinsky. O Quarteto Borodin foi formado em 1945 por estudantes do Conservatório de Moscovo. Designado originalmente como Quarteto da Filarmónica de Moscovo, viria a adoptar o seu nome actual em 1955. A particular afinidade do Quarteto Borodin com o repertório russo foi estimulada nos primeiros anos da sua existência pela estreita colaboração com Chostakovitch. Nessa altura, o compositor supervisionava pessoalmente o estudo dedicado aos seus quartetos para cordas. O Quarteto Borodin interpretou o ciclo integral dos Quartetos de Chostakovitch nos mais importantes centros musicais do mundo, incluindo Viena, Zurique, Frankfurt, Madrid, Lisboa, Sevilha, Londres, Paris, e Nova Iorque. Em temporadas recentes, o Quarteto Borodin voltou a definir os seus programas com base num repertório mais abrangente, incluindo obras de Schubert, Prokofiev, Borodin ou Tchaikovsky, continuando a recolher entusiásticos aplausos nas mais importantes salas de espectáculo. Para além da interpretação de quartetos para cordas, o Quarteto Borodin colabora regularmente com outros prestigiados músicos, explorando um repertório de câmara mais alargado. Entre os seus parceiros incluem-se Yuri Bashmet, Elisabeth Leonskaja, Oleg Maisenberg e Christoph Eschenbach. O Quarteto orienta também cursos de aperfeiçoamento com regularidade. Para a temporada do seu 60.º aniversário, o Quarteto Borodin interpretou o ciclo integral dos Quartetos de Beethoven no Concertgebouw de Amesterdão e no Musikverein de Viena. Concertos de gala, em homenagem à contribuição musical do Quarteto Borodin para a história da interpretação, foram realizados em Moscovo (Janeiro de 2005), no Wigmore Hall de Londres e no Théâtre des Champs Elysées de Paris (Maio de 2005). O Quarteto apresentou-se também em recitais em Madrid, Roterdão, Bruxelas, Genebra, Munique, Lisboa, Barcelona, Atenas, Colónia, Istambul, Zurique, Berlim, Moscovo, Nova Iorque e Londres, interpretando obras de Mozart, Schubert, Brahms, Tchaikovsky, Stravinsky, Chostakovitch e Borodin». In Fundação Calouste Gulbenkian.

Cortesia da FCGulbenkian/JDACT