sábado, 17 de setembro de 2016

Soberanos Destronados. Sancho II de Portugal. Américo Faria. «Sabe-se, com efeito, que os cavaleiros moços que rodeavam Sancho, turbulentos e desatinados, zombaram das imunidades do clero e praticaram actos repreensíveis, como seu irmão, o infante Fernando»

jdact

«(…) Soeiro Gomes já tivera contenda com Afonso II e, não encontrando no filho deste disposição para ceder, dirigiu-se a Roma com o fim de se queixar pessoalmente ao Sumo Pontífice contra o rei de Portugal. Gregório IX, porém, não pôde dar andamento à reclamação, mau grado os seus desejos de fazer justiça. A verdade é que Sancho II não deixava em sossego os moiros, acérrimos inimigos da fé cristã, o que era motivo de sobejo para a benevolência de Sua Santidade, nesse período de entusiástica guerra santa contra os infiéis. Afinal, Soeiro fez essa árdua viagem debalde. O bispo de Lisboa já não chegou a ver, por ter morrido entretanto, a vitória alcançada anos depois pela sua classe sobre o poder temporal, pela deposição do rei. Sobranceiro aos ódios que pressentia em volta, o monarca continuava na sua obra de guerreiro intemerato. Conquista Serpa, Moura e Aljustrel. Ficava assim completada a conquista do Alentejo, em cuja fronteira meridional, para sua mais segura garantia, estabeleceu a um lado os cavaleiros de S. Tiago, comandados por Paio Peres Correia, e no outro os cavaleiros do Hospital, estes dirigidos por Afonso Peres Farinha. Uns e outros, levando a bom termo os desejos do soberano e as exigências nacionais, não descansaram enquanto não arrancaram das mãos dos moiros várias praças do Algarve. O primeiro, servido por maior ambição ou audácia, atirou-se valentemente a tarefa de vulto, reconquistando a importante praça de Silves.
Neste ambiente de agitação política e de empresas bélicas decorriam os anos. Sancho II, agora homem na plenitude do seu vigor (1235), viu-se a braços, mais uma vez, com novas dificuldades na governação. Dos três ministros que tão dedicadamente o haviam apoiado nas primícias do reinado, já mais nenhum estava junto de si: um, Gonçalo Mendes morrera; o segundo, Pedro Anes, abandonara o poder por motivos que se ignoram; e, finalmente, o terceiro, mestre Vicente, fora nomeado bispo da Guarda, acabando por enfileirar também ao lado dos inimigos do monarca. Nuvens negras se adensavam sobre a cabeça de Sancho, o qual tinha de apelar para toda a sua prudência, a fim de que não se agravassem ainda mais as circunstâncias, tornando irremediável a situação. Procedia assim o monarca, cônscio das responsabilidades do seu cargo e, também, decerto, receando o poderio que o alto clero desfrutava na época. Outro tanto não faziam os que se lhe agregavam em volta.
Sabe-se, com efeito, que os cavaleiros moços que rodeavam Sancho, turbulentos e desatinados, zombaram das imunidades do clero e praticaram actos repreensíveis, como seu irmão, o infante Fernando, conhecido pelo nome de infante de Serpa, que estabeleceu à força, na Sé de Lisboa, um bispo que a corte queria ver eleito, maltratando o que o capítulo elegera regularmente, violando uma igreja, etc.. O soberano, reprovando esses e outros desacatos e temendo as consequências do procedimento dos seus endiabrados cavaleiros, deu todas as desculpas que lhe exigiram, concedeu indemnizações e obrigou o irmão a ir a Roma prostrar-se perante o papa, a implorar-lhe o perdão. De pouco serviram tais atitudes de humilhação. A desavença entre os dois poderes, por antiga e fundamental, já não podia ter arcanjo. Eram irreconciliáveis. As iras dos bispos não desarmavam.
Talvez até refinassem com a humildade que o filho do odiado Afonso II exteriorizava sem que, todavia, lhes satisfizesse as esperanças de devolução de bens e regalias de que se viam esbulhados. Cada vez mais se arraigava no espírito de todos quantos tinham responsabilidades, nomeadamente das autoridades religiosas, que Sancho não estava à altura do trono. E, junto às acusações que lhe faziam de praticar violências contra a Igreja e seus representantes, outra acusação principiou a correr o país, a tomar corpo: a da incapacidade governativa do soberano». In Américo Faria e Herdeiros, 1958, Dez soberanos destronados, Grandes Soberanos Destronados, Edições Parsifal, Lisboa, 2014, ISBN 978-989-8760-00-5.

Cortesia de Parsifal/JDACT