sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A Vitória do Imperador. Domingos Amaral. «Falemos de festas! Como será o Natal por cá? Tenho soldadeiras novas com quem me rebolar? Ou preciso de marchar a Coimbra, para convencer a Zaida?»

jdact

Guimarães. Dezembro de 1130
«(…) Zaida e Fátima, duas excêntricas raparigas que nos fascinavam, eram netas do último califa de Córdova e estavam há catorze anos prisioneiras em Coimbra. Se eu casasse com uma delas, os nossos territórios seriam muito mais vastos!, exclamou Afonso Henriques. À volta da mesa, ninguém o apoiou. Tal como, quatro décadas antes, o casamento do imperador Afonso VI com a princesa Zaida de Sevilha fora considerado uma inaceitável blasfémia, também qualquer futuro enlace entre o príncipe de Portugal e uma princesa de Córdova era visto com forte suspeita e julgado uma quimera inviáve1. Só se fosse com a Fátima, a Zaida está cativada! A súbita indignação de Gonçalo Sousa não me surpreendeu: ele há muito que se dizia enamorado da mais nova das princesas mouras, com quem queria casar. Alto mas feio, com um nariz demasiado largo, um queixo volumoso e umas sobrancelhas peludas, Gonçalo combatia a sua desvantagem física com uma impetuosidade atrevida e um humor brejeiro. Sempre que chegava ao pé de algum de nós, perguntava, então, tudo espeta?, o que provocava risos imediatos.
Além disso, apanhava agora o cabelo escuro num rabo-de-cavalo, o que lhe dava um toque de rebeldia e um ar desafiador que seduzia muitas mulheres, apesar de ele dar sempre a primazia à princesa Zaida, que jurava nunca esquecer. Serei o seu primeiro homem!, exclamou, orgulhoso. Um pouco mais nova do que nós, Zaida ainda era virgem e Gonçalo vangloriava-se da promessa que ela lhe dedicara de ele ser o seu desflorador, desde que a levasse de volta à sua Córdova natal. Com a Fátima não me posso casar..., afirmou o príncipe, irritado. Recordei-me do feitio quezilento da irmã mais velha de Zaida, sempre agreste e combativa, que proclamava odiar cristãos. Essa cortava-vos a gaita!, avisou Gonçalo. Este comentário jocoso provocou uma bem-vinda gargalhada geral, mas também a desaprovação de Teresa Celanova e um aviso sobre a inadmissibilidade de tal palavreado. Perante a reprimenda, aquele rezingão justificou-se depois de beber mais um gole do saboroso vinho da Galiza que a esposa de meu pai nos servira: bela Teresa Celanova, desculpai-me, mas estou farto de tanto desgosto! Falemos de festas! Como será o Natal por cá? Tenho soldadeiras novas com quem me rebolar? Ou preciso de marchar a Coimbra, para convencer a Zaida?
Aquelas constantes referências às princesas fizeram-me também recordar a sagrada relíquia da Terra Santa que os templários de Soure procuravam há vários anos. Há novidades do Ramiro?, perguntei. Afonso Henriques abanou a cabeça. Ramiro, o filho bastardo de Paio Soares que se alistara na Ordem do Templo de Salomão, fora encarregue pelo príncipe de descobrir o paradeiro do valioso tesouro de Jerusalém, mas não obtivera quaisquer resultados na sua secreta missão. Além disso, Ramiro fora também incapaz de encontrar a misteriosa Sohba, desaparecida tempos antes. Tia das princesas Zaida e Fátima e filha do último califa de Córdova, Sohba era a mais velha representante da família Benu Ummeya, antiga detentora do trono daquela cidade islâmica. Por obscuras razões que ainda desconhecíamos, a velha mulher de negro era a única a conhecer o esconderijo da relíquia sagrada, mas evaporara-se num golpe mágico». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, A Vitória do Imperador, Casa das Letras, LeYa, 2016, ISBN 978-989-741-461.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT