domingo, 29 de outubro de 2017

Às Portas do Inferno. Domingos Amaral. «Nas casotas em redor, ouviu cavaleiros a saírem para o terreiro e, cada vez mais inquieto, o Rato viu o Velho abrir a porta e espreitar. Notando-o já desperto»

jdact

Soure. Julho de 1132
«De madrugada, o Rato vestiu-se e abandonou a casota de Ramiro. Este ainda dormia em cima do colchão e o pequeno templário sorriu, enamorado. Gostava daquele bastardo bonito e musculado, cujo corpo amadurecera com o exercício físico a que se obrigava. Uma vez por semana, praticavam aqueles jogos proibidos em segredo, mesmo sabendo que arriscavam a condição de monges guerreiros. Se Martinho, prior de Soure, os topasse, podiam ser expulsos da Ordem do Templo de Salomão, mas a excitação era tanta que cegava. O magro e esguio Rato regressou à casota que partilhava com o Peida Gorda. Ao entrar, riu baixinho perante o fortíssimo ressonar do colega. Nem um exército de muçulmanos a entrar pela alcáçova de Soure perturbaria o sono daquele balofo!
Estava já a enrolar-se na manta quando ouviu vozes. Percorreu-o um arrepio de receio. Teria sido visto? Manteve-se quieto, escutou uma correria agitada, um soldado batia à porta da casota de Ramiro. Aterrado, pediu a Deus que não o denunciassem. A sodomia era um pecado mortal, seria certamente expulso de Soure. Pior do que isso, Ramiro perderia a posição importante que ali ocupava, o segundo na hierarquia, logo abaixo do mestre Jean Raymond. Tenso e hirto, o Rato aguardou, enquanto a barafunda prosseguia. Nas casotas em redor, ouviu cavaleiros a saírem para o terreiro e, cada vez mais inquieto, o Rato viu o Velho abrir a porta e espreitar. Notando-o já desperto, o outro gritou: Peida Gorda, toca a acordar! Chegou um cavalo com um morto... Há sarracenos na região!
Pouco depois, os três apresentaram-se no centro do terreiro, onde Ramiro, já vestido com a sua cota de malha, examinava um cadáver, enquanto Jean Raymond confirmava que o estranho cavaleiro chegara a Soure degolado. A cabeça deve ter caído quando foi decapitado. O observador Ramiro produziu uma conclusão imediata. É um galego. O Velho deu um passo em frente e perguntou-lhe: como sabeis? O bastardo de Paio Soares apontou para as insígnias na sela do animal, onde se viam as cores da família Trava. Ainda surpreendido, interrogou-se: o que faz um homem de Fernão Peres tão longe de casa? O cavaleiro sem cabeça viera de sul e, portanto, a sua morte acontecera em território muçulmano. Será um mensageiro?, perguntou o Rato. Ramiro nem pestanejou quando o viu aproximar, não revelando qualquer sentimento especial. O Rato notou, mais uma vez, que o seu amante era hábil a esconder de terceiros a simpatia por ele. Era uma das coisas que o Rato amava em Ramiro, a capacidade para a dissimulação, além dos braços fortes e das cristas ilíacas protuberantes. Mensageiro de quem? E para quem?, perguntou o ríspido Ramiro.
Para tirar aquilo a limpo, mestre Jean ordenou que se preparasse uma expedição. A sul de Soure, existiam umas aldeias a poucas horas de cavalo, talvez alguém tivesse visto o infeliz. O pequeno grupo de escolhidos foi liderado por Ramiro, e o Rato, bem como o Peida Gorda e o Velho, juntou-se naturalmente a ele. Os quatro eram os últimos sobreviventes do colectivo original que se formara seis anos antes, em Viseu, cujo objectivo era procurar a relíquia da Terra Santa. Da última vez que havia estado com Afonso Henriques, uns dias antes, em Coimbra, Ramiro sentira o seu desapontamento. O príncipe encarregara os templários de Soure de encontrarem a bruxa Sohba, a única que conhecia o mistério da relíquia, mas eles não o haviam conseguido. A mulher de negro ou morrera, como Ramiro acreditava, ou nunca voltara à caverna onde vivera alguns anos. Teria aquele galego, morto, alguma ligação à velha bruxa? Foi decapitado por um alfange, garantiu o Velho». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, A Vitória do Imperador, Casa das Letras, LeYa, 2016, ISBN 978-989-741-461.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT