segunda-feira, 19 de junho de 2023

Conheces Sancho? Maria Helena Ventura. «Tomai-a vós, antes de qualquer outro... Ainda não estou preparado, dom Abril Peres. E vira-lhe as costas, irritado, com ele e com os outros cortesãos que o pressionam da mesma forma. Ainda não esqueceu o que lhe fizeram, o que lhe fez Abril Peres...»

jdact

Como se Modela um Homem

«Sancho acorda de noite banhado em suor, perseguido por pesadelos constantes. A concórdia com as tias e a indemnização ao arcebispo de Braga foram assinadas três meses depois de assumir o trono, mas a trasladação do corpo do pai para Alcobaça ainda não foi cumprida.

O novo chanceler, mestre Vicente, insiste nas campanhas para sul inscritas no plano de Cruzada peninsular, uma ideia trazida de Roma ainda no tempo em que representava seu pai. A fortaleza de Elvas... a fortaleza de Elvas... e todas as noites ele se vê envolvido num baptismo de guerra, entre gritos estridentes de campos de batalha.

Abril Peres ronda, agora menos agressivo. Dia sim, dia não, vem falar-lhe da vantagem de desposar a filha Urraca, a mais formosa donzela do reino. Fez-lhe a vontade, nomeando-o mordomo logo no segundo ano de reinado. Agora arrepende-se de lhe ter confirmado o cargo no princípio deste ano. Quando percebe que os outros privados enaltecem as donzelas da família, Abril insiste no mesmo assunto como se fosse uma prioridade

Tomai-a vós, antes de qualquer outro...

Ainda não estou preparado, dom Abril Peres. E vira-lhe as costas, irritado, com ele e com os outros cortesãos que o pressionam da mesma forma. Ainda não esqueceu o que lhe fizeram, o que lhe fez Abril Peres... Soube, logo depois do pesadelo, que lhe cabiam as culpas pela introdução de uma manceba no quarto, o quarto que pertencera a sua mãe. jamais lhe perdoará essa falta de respeito. Urraca Abril pode ser de grande formosura e piedade, mas nunca será a escolhida por causa da prepotência do pai. Se já se julga com direito a controlá-lo, então julgar-se-ia um vice-rei…

Mas há outra razão de peso para rejeitar a ideia. Martim Gil de Soverosa, filho maior de Gil Vasques, tornou-se seu amigo pessoal. Passam muito tempo juntos, eles e Gil Martins, filho do alferes-mor, a conversar sobre as coisas do reino, intimidades, segredos antigos. Martim já confessou que sente por Urraca uma paixão avassaladora e ela assume que lhe corresponde. É o primeiro amor de ambos, senhor, comenta Gil à mesa do desjejum, antes de os outros chegarem Vejo que estais emocionado, lembra-vos alguma coisa? Lembra-me que sou da mesma idade, e vós, senhor dom Sancho?

Também penso no assunto, mas o que mais me preocupa é a necessidade de fazer mudanças na cúria. Agora que tenho mestre Vicente como chanceler, queria um varão menos iroso do que Abril Peres, para mordomo. Quereis nivelar a cúpula da cúria pela moderação. Gostaria de recuperar Pêro Anes da Nóvoa. Seria uma boa aposta, senhor, mas vai estando entrado na idade... Já me custa ver Abril Peres por aqui, ouvi-lo a toda a hora a repetir sandices. Sinto um estranho afecto por ele, reconheço-lhe qualidades superiores, mas não me agrada nada o seu carácter

Abril é bem apostado, pode ser brando e violento, tanto infunde afectos como ódios. Já falastes com meu pai e mestre Vicente, sobre o assunto? Vosso pai aconselhou-me a esperar mais algum tempo, para ponderarmos melhor. Lembrou que Abril é vingativo, seria bom que não saísse de costas voltadas; quanto a mestre Vicente, deixou ao meu critério. Segui o conselho de meu pai, pondera sempre o que diz. Estou tentado a fazê-lo, mas quem consegue suportar Abril na corte?

Olha sobre o ombro do amigo para um e outro lado, depois baixa o tom de voz para fazer uma revelação com algum constrangimento. Ontem, depois de lhe ter virado as costas e de vir para a minha sala, fui até à janela para respirar ar puro. Abril estava no pátio, a acenar-me e a fazer gestos obscenos. Que gestos, senhor dom Sancho?» In Maria Helena Ventura, Conheces Sancho?, 2016, Saída de Emergência, 2016, ISBN 978-989-637-951-3.

Cortesia de SaídadeEmergência/JDACT

 JDACT, Maria Helena Ventura, Sancho II, História, Literatura, Conhecimento,