terça-feira, 23 de março de 2010

Cafés: Um«cimbalino» ou uma «bica» e dois dedos de conversa

Espaços de tertúlias artísticas e literárias, pontos de encontro de artistas e revolucionários, os cafés do Porto, Braga, Coimbra, Évora, Faro ou de Lisboa são a memória viva da história e da cultura das cidades.


À mesa de um café trocam-se ideias, escrevem-se obras imortais, se criam e alimentam amizades para toda a vida e, quiçá, se projectam e planeam revoluções. Estes são os momentos do quotidiano, acompanhados por um «cimbalino» um «pingado» um «cheirinho» um «garoto» uma «bica», um feito de forma tradicional, que mantém viva a tradição dos cafés espalhados pelo nosso belo país, do litoral para o interior, do norte para o sul. É um modo de renovação da arte de bem servir, ou melhor, uma arte de saber viver.



É o ponto de encontro, um lugar para falar do «jogo de futebol do clube do coração», ler as notícias do jornal diário ou semanário, acompanhar o vai-vém da multidão que passeia para lá da vidraça. Um «ponto» ideal para dois dedos de conversa e acompanhar o quotidiano com sabor a vida.
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário