segunda-feira, 29 de março de 2010

Pablo Picasso: Uma vida a «saber pintar como uma criança»


Pablo Picasso, de nome completo, Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, nasceu em Málaga e  foi um pintor, escultor e desenhista espanhol.

(1881-1973)
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, todos os tipos de materiais. Ficou conhecido como o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.
Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. A primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada «O Toureiro». Picasso conservou esse trabalho toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Os períodos das cores na vida de Picasso:
Período Azul, (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. Consiste em obras sombrias em tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Desenhava prostitutas e mendigos. Este modo veio de viagens pela Espanha e do suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. Ele pintou vários retratos, culminando com a pintura obscuramente alegórica de La Vie. O mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia. A cegueira é um tema recorrente no período e está  no retrato Celestina. O arlequim se tornou um símbolo pessoal para Picasso.
Período Rosa, (1905–1907), é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muitos arlequins. Muitas das pinturas são influenciadas por Fernande Olivier, sua modelo e paixão na época.
Período Africano, (1907–1909), começou com duas figuras inspiradas na África em seu quadro Les Demoiselles d'Avignon. Ideias deste período levaram ao posterior Cubismo.
Cubismo analítico, (1909–1912),  é um estilo de pintura que Picasso desenvolveu com Braque usando cores castanhos monocromáticas. A pinturas de Picasso e Braque eram muito semelhantes nesse período.
Cubismo sintético,(1912–1919), é um desenvolvimento posterior do Cubismo no qual fragmentos de papel, de parede ou jornais, eram colados em composições, marcando o primeiro uso da colagem nas artes plásticas.
Classicismo e surrealismo, no período seguinte ao caos da primeira guerra mundial, Picasso produziu obras em um estilo neoclássico. Este «retorno à ordem» é evidente no trabalho de vários artistas europeus na década de 20, incluindo Derain, Giorgio de Chirico, e os artistas do New Objectivity Movement. As pinturas e textos de Picasso deste período frequentemente citam o trabalho de Ingres.

Durante os anos 30, o minotauro substituiu o arlequim como motivação que ele usou em seu trabalho. Seu uso do minotauro veio parcialmente de seu contato com os surrealistas, que normalmente o usavam como símbolo, e aparece em Guernica de Picasso.
Entre o começo e o fim da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica. Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte, água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre linóleo colorido. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a partir de junção de diferentes materiais.
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou «Alegria de Viver».
Aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: «o circo», «as touradas», «o teatro», «as situações eróticas». 
Como uma honra especial a ele, no seu 90º aniversário, são comemorados com exposição na grande galeria do Museu do Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês. Pablo Picasso morreu em Mougins, França com 91 anos de idade.
Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança.
ghaile123/Wikipédia/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário