terça-feira, 23 de março de 2010

Mouzinho da Silveira: Um «mestre» do liberalismo

(1780-1849)
José Xavier Mouzinho da Silveira, foi um político liberal que nasceu em Castelo de Vide em 1780. Foi um estadista, jurisconsulto e político português. Uma das personalidades maiores da revolução liberal, operando algumas das mais profundas modificações institucionais nas áreas da fiscalidade e da justiça. Preso durante a Abrilada, tornou-se intransigente defensor da Carta Constitucional pelo que teve de se exilar em 1828. Regressou ao Parlamento em 1834 para defender a sua obra legislativa, mas exilou-se de novo em 1836. Retirou-se da vida política durante os seus últimos dez anos de vida.
Mouzinho da Silveira morreu em Lisboa no ano de 1849 e o seu corpo foi transladado, em execução da sua última vontade, para a freguesia da Margem, concelho de Gavião.

Painel de Columbano Bordalo Pinheiro, na Sala dos Passos Perdidos, Parlamento, retratando Mouzinho da Silveira, Duque de Palmela, Duque de Saldanha e José da Silva Carvalho.

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, Mouzinho figura numa pintura a óleo de José Rodrigues executada em 1866. O Museu Grão-Vasco, em Viseu, possui um retrato de Mouzinho da autoria de Columbano. No segundo centenário do seu nascimento, 1980, foi colocado em Castelo de Vide um monumento comemorativo.
 RAlbuquerque/CMCVide/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário