terça-feira, 17 de agosto de 2010

Donatello: O grande escultor quatrocentista. Cultiva a escultura com diversos materiais (bronze, madeira, mármore) e o relevo. As suas características mais evidentes são o movimento, o naturalismo e a graça. A obra-prima da sua juventude são os três profetas da Catedral de Florença, em que aproveita a força expressiva do feio

(1386-1466)
Florença
Cortesia de wikipédia
Donato di Niccoló di Betto Bardi, chamado Donatello foi um escultor italiano. Trabalhou em Florença, Prato, Siena e Pádua, recorrendo a várias técnicas (tuttotondo, baixo-relevo, stiacciato), e materiais (mármore, bronze, madeira). Separou-se definitivamente do gótico retomando e superando a arte grega e romana, seja formalmente, seja estilisticamente. Muito notada foi a sua capacidade de sugerir humanidade e introspecção nas suas obras.
Irrequieto e com uma família modesta, seu pai tinha uma vida tumultuada, tendo participado na revolta dos Ciompi em 1378. Segundo Vasari, Donatello foi educado primeiro na casa de Roberto Martelli, e de 1402 a 1404 esteve em Roma com Brunelleschi estudando os clássicos. Em 1408, trabalhou na obra do Duomo de Florença, para o qual executou uma estátua de David em mármore, com uma coroa de amaranto e membros alongados, num estilo gótico tardio, mas apoiada numa perna só ao qual corresponde uma torção do busto, e as mãos realistas, mostrando um estudo apurado da anatomia humana. Em 1416, a estátua foi transportada para o Palazzo Vecchio, estando hoje em dia conservada no Bargello.


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Nos últimos anos (1453 - 1466), Donatello regressou a Florença onde executou a «Madalena» em madeira, hoje no museu do Duomo, obra que nega a beleza física, privilegiando a expressão, o corpo esquelético, a dor que transparece do rosto, representando os sentimentos mais profundos da alma humana.
Após concluir um «São João Baptista» para o Duomo, teve a sua última encomenda: dois púlpitos de bronze para a igreja de São Lourenço, projectada por ele mas executada com a participação de outros. O «Púlpito da Ressureição», com episódios da vida de Cristo unidos por relevos e o «Púlpito da Paixão». Morreu em Florença.

Principais obras:
  • "São Marcos" - Florença;
  • "Tabernáculo de São Jorge" - Museu Nacional do Bargello, Florença;
  • "Profetas" (Zuccone) - Duomo, Florença;
  • "O Banquete de Herodes" - Pia batismal da catedral de Siena;
  • "David" - Museu Nacional do Bargello, Florença;
  • "Gattamelata" (estátua equestre ) - Pádua;
  • "Maria Madalena" - Duomo, Florença;
  • "Judite e Holofernes" - Palazzo Vecchio, Florença.
Cortesia de wikipédia/