quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Margarida Ribeiro: Uma pedagoga por formação, antropóloga, arqueóloga de reconhecidos méritos, camonóloga profunda e muito dedicada, fundadora da secção de Luís de Camões da Sociedade de Geografia de Lisboa

(1911-2001)
Portalegre
Cortesia de cm-coruche
Margarida Rosa Cassola Ribeiro foi uma pedagoga por formação, antropóloga e etnológica internacionalmente admirada e consultada, arqueóloga de reconhecidos méritos, camonóloga profunda e muito dedicada, fundadora da secção de Luís de Camões da Sociedade de Geografia de Lisboa, de que foi a 1ª secretária da Direcção e depois Vice-Presidente. Apresentou estudos notáveis, em devido tempo publicados.
Evocar aqueles que admirámos e já não comparecem ao nosso convívio é uma maneira fraterna e frutuosa de os ajudar a libertarem-se daquela lei, infelizmente geral e que tão poucas excepções admite, à qual todos nós gostaríamos de escapar: a lei da morte.
«Ser imortal não é ser eterno, é ignorar a existência da morte», Jorge Luís Borges.

Colóquio Margarida Ribeiro: actas
Cortesia de cm-coruche
Actas do Colóquio Margarida Ribeiro, realizado em 15 de Março de 2006.
Contou com as comunicações de:
  • Arnaldo de Mariz Rozeira («Evocação de Margarida Ribeiro»);
  • Luís Sebastian («O sino de 1287 da Igreja de S. Pedro da vila de Coruche»);
  • Vasco Gil Mantas («Epigrafia romana no concelho de Coruche»);
  • Benedita Araújo («Fazer Christandade na Índia do séc. XVI»);
  • João Luís Cardoso e João Carlos Caninas («Materiais paleolíticos da região de Santo Estêvão (Benavente): novos achados»);
  • Aurélio Lopes («Chocalhar ou queimar as comadres»).
«Em Coruche, Margarida Ribeiro, é recordada como professora do ensino primário e ainda como mulher emancipada que ganhou a admiração de todos quando, na década de 50 do século XX, seu à estampa aquela que seria a primeira monografia, e ainda hoje insubstituível, que fixou a história desta terra». In Dionísio S. Mendes.

http://www.museu-coruche.org/newsletter_Fevereiro.pdf

Margarida Ribeiro, vida e obra
CMCoruche/Museu Municipal - 2005
Pequena brochura sobre a vida e a obra de Margarida Ribeiro

Cortesia de bradosdoalentejo
1965 – Monte do Pocinho, Estremoz. A portalegrense Margarida Ribeiro, etnóloga – que veio a Estremoz para um trabalho de estudo da cerâmica popular local – acompanhada por quatro 'rurais' numa pausa no trabalho de preparação de terrados de um olival. A foto pertence ao Centro de Documentação Margarida Ribeiro, do Museu Municipal de Coruche e foi-nos remetida de Coimbra pelo nosso assinante Vasco Gil Mantas.
 
Estudo histórico de Coruche
Margarida Ribeiro
CMCoruche - 1959

Cortesia da CMCoruche/JDACT