domingo, 15 de maio de 2011

Coleccionar Nuvens: «The Cloud Collector’s Handbook, o manual do coleccionador de nuvens, publicado pela Chronicle Books, é um guia de campo encantador e sério sobre nuvens. O livro ensina os leitores a identificar nuvens, e tem um espaço para eles anotarem as observações...»

Cortesia de ultimosegundo

Gavin Pretor-Pinney encara de frente o maior problema de seu novo livro.
«Pode pensar-se que coleccionar nuvens é ridículo. É verdade, reconhece, que as nuvens são efémeras, «que passam a existir num passe de mágica» da atmosfera e vivem em constante mutação. E, é claro, elas não podem ser colhidas e armazenadas. Mas para Pretor-Pinney, não é preciso possuir uma coisa para coleccioná-la:
  • «Basta percebê-la e registá-la».
Por essa razão, «The Cloud Collector’s Handbook», o manual do coleccionador de nuvens, publicado pela Chronicle Books, é um guia de campo encantador e sério sobre nuvens. O livro ensina os leitores a identificar nuvens, e tem um espaço para eles anotarem as observações, da mesma forma que os observadores de pássaros criam listas das aves localizadas. Há até um sistema de pontuação, no qual os observadores de nuvens ganham dez pontos para nuvens comuns, como o nimboestrato, as nuvens de chuva mais ou menos sem graça em que as pessoas costumam pensar quando dizem que elas são deprimentes, 40 pontos para a tempestuosa cúmulonimbo, «a nuvem das nuvens», com formato de bigorna, e pontos extras para formações mais exóticas.

Cortesia de ultimosegundo
O objectivo, declarou Pretor-Pinney durante uma entrevista, é ajudar os leitores a escapar da tirania do «raciocínio do céu azul», além de compreender e apreciar a beleza de um dia nublado.
O livro contém fotografias de dezenas de tipos de nuvens, com informações sobre sua formação e de como diferem dos parentes próximos. Também há um guia de arco-íris e outros efeitos ópticos das nuvens, além de um glossário de termos técnicos. Um gráfico mostra como os meteorologistas classificam as nuvens por géneros, espécies e variedade, seguindo a maneira com que os biólogos catalogam a flora e a fauna.

Cortesia de ultimosegundo

Pretor-Pinney, fundador da Sociedade dos Apreciadores de Nuvens, que tem por lema «olhe para cima e imagine», combate a ideia de que os dias ensolarados são os melhores. Embora a agremiação conte com 25 mil membros em 87 países e continue crescendo, encorajar a apreciação de nuvens é um trabalho árduo.
«Elas fazem parte da nossa linguagem, como "cair das nuvens" ou "em brancas nuvens"». In The New York Times / iG.


Cortesia de The New York Times/JDACT