quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sobral de São Miguel. Covilhã: «A data mais antiga que se conhece referente ao Sobral é 1284 nos apontamentos dos inquiridores de D. Dinis numa carta militar onde referem a latitude e as coordenadas geográficas. Todavia as lendas apontam para uma origem muito anterior pela existência de uma rica vivenda árabe...»


Cortesia de mariocostapintor

Sobral de São Miguel é uma freguesia do concelho da Covilhã, com 686 habitantes (Censo de 2001). A origem desta aldeia remonta à era romana e esteve sempre associada à rota do sal. Mais tarde foi desenvolvida com a actividade das minas da Panasqueira com a exploração do volfrâmio.
Sobral de São Miguel antes era Sobral de Casegas. Passou a nominar-se Sobral de São Miguel depois do dia 27 de fevereiro de 1970 por Decreto-Lei n.º 69/70 de 27 de Fevereiro. Hoje é uma aldeia que continua a ser agradável, com alguns jovens e menos jovens que resistem com coragem tentando guardar uma tradição. Aldeia típica de construções de xisto mesmo ao pé da serra do Açor, ideal para passeios pedestres e muito mais.
 
Lendas
«Várias lendas se sucederam até aos nossos dias, muitas das quais foram ou se tornaram verdadeiras. São contadas Lendas sobre achados de potes com moedas antigas que se tornavam valiosas, riquezas dignas de permanecerem em museus nas localidades dos presumíveis achados».



Cortesia de freguesiasobralsaomiguel 
Origens
«O Sobral deriva do Nome Cabeço Sobral, souto de castanheiros pela sua altitude de 680 metros. Estas arvores predominavam entre os 550 metros e aquela altitude. Ali se instalaram os primitivos habitantes e alimentavam-se da pesca, da caça e dos frutos em especial da castanha. Assim a zona compreendida entre Porcim, Sarnadas, Pobreiro, Palários, Cadaval, Terrastal e o sitio onde hoje é o Sobral fixaram-se as pessoas ainda antes do século IV. As histórias destes locais têm grande relevo:
  • Na Estacada próximo de Porcim havia um grupo de herdades árabes ou romanas.
Por ali acampavam nos maciços vales onde plantaram milagrosas árvores de porte:
  • Sobreiros,
  • Castanheiros,
  • Oliveiras.
Na ribeira as famosas trutas pescavam e pelas encostas caçavam. A data mais antiga que se conhece referente ao Sobral é 1284 nos apontamentos dos inquiridores de D. Dinis numa carta militar onde referem a latitude e as coordenadas geográficas. Todavia as lendas apontam para uma origem muito anterior pela existência de uma rica vivenda árabe, já de base romana. Lendas frequentes que tesouros enterrados por mouros em potes e a presença de minas mouriscas que por esta zona abundavam e onde mineiros árabes já laboravam. D. Afonso III (D. Sancho I concedera foral à Covilhã e se tivermos presente que o senhorio mais antigo destas terras foi D. Filipe, homem bom da Covilhã recebera em 1284 as terras do Sobral como feitoria), doar o Sobral a Paio Correia a que lhe sucedera seu filho Afonso Correia e cujos terrenos da beira serra (sobra) e Teixoso herdou. D. João cedeu estes bens à ordem de Cristo. As vizinhas localidades de Silvares e Casegas à ordem dos Templários.

Cortesia deportugalape
Em 1505 o Sobral passa a pertencer à Comenda do Castelejo, da qual já faziam parte Silvares e Casegas. Em 1793 o Sobral é englobado na freguesia de Casegas. Em 1888 o Sobral separa-se de Casegas e torna-se uma freguesia cívil a 25 de Outubro (passando a ser o dia de aniversário da mesma). Em 1972 passa a denominar-se por Sobral de S. Miguel, até ali denominava-se Sobral de Casegas». In sobralardosia.

Cortesia de wikipedia/JDACT