sábado, 7 de maio de 2011

El Niño, Oscilação sul, ENSO: Estado de Alerta de ENSO, advertência de La Niña. Espera-se que se desenvolvam condições de ENSO-neutral durante os meses de Maio a Junho de 2011 e que continue durante o Verão no Hemisfério Norte

Cortesia de noaa

El Niño, Oscilação sul, ENSO
Centro de Previsões Climáticas/NCEP/NWS
Estado de Alerta de ENSO, advertência de La Niña

Sinopse: Espera-se que se desenvolvam condições de ENSO-neutral durante os meses de Maio a Junho de 2011 e que continue durante o Verão no hemisfério norte.

Cortesia de noaa

Durante o mês de Abril de 2011, La Niña continuou a enfraquecer devido a um aumento na anomalia da temperatura da superfície e subsuperfície do Oceano Pacífico equatorial. Os últimos índices semanais do El Niño reflectem temperaturas da superfície do mar (SST) abaixo da normal no Pacífico central e leste central (-0,6ºC na região de El Niño 4 e Niño 2.4), e temperaturas da superfície da superfície do mar cerca da normal e acima da normal na parte leste do Oceano Pacífico (-0,1ºC na região do El Niño 3 e +0,8ºC na região El Niño 1+2), figuras 1 e 2.


Figuras 1 e 2
Cortesia de noaa
As anomalias do conteúdo calórico da subsuperfície oceânica (temperaturas normais nos 300 metros do oceano, figura 3) aumentaram levemente, figuras 4 e 5.

Figura 3

Figuras 4 e 5
Cortesia de noaa
Além disto, as anomalias nos vento de leste nos níveis baixos e de oeste nos níveis altos da troposfera persistiram na região. Colectivamente, estas anomalias oceânicas e atmosféricas reflectem um a debilidade da La Niña, mas com uma continuação nos impactos globais.
As tendências observadas, são iguais aos prognósticos de quase todos os modelos matemáticos de ENSO, indicando que La Niña continua a enfraquecer nos próximos meses, com a indicação de ENSO neutral para MAIO-JUNHO-JULHO de 2011, fig 6.

Figura 6
Cortesia de noaa
 
Cortesia de NOAA/NCEP/NWS/JDACT