quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fundação Gukbenkian: Um percurso pela História de Arte dos jardins e da paisagem ... «À volta de uma peça da colecção do Museu Gulbenkian explora-se a relação entre a Arte e o pensamento sobre a paisagem e a sua materialização sob a forma de jardim. As noções de Natureza, de Jardim e, sobretudo, de Paisagem são construções culturais temporal e espacialmente específicas»

Cortesia da fcg

Um percurso pela História de Arte dos jardins e da paisagem ...
Através das peças do Museu Gulbenkian, pf dia 28 de Maio.

«À volta de uma peça da colecção do Museu Gulbenkian explora-se a relação entre a Arte e o pensamento sobre a paisagem e a sua materialização sob a forma de jardim.
As noções de Natureza, de Jardim e, sobretudo, de Paisagem são construções culturais temporal e espacialmente específicas. São, por isso, noções aprendidas e apreendidas, de formas e em contextos diversos ao longo da história. Partindo de algumas peças da Colecção do Museu Gulbenkian, neste último sábado de Maio, 16h 30, traça-se um percurso do aparecimento e evolução destes conceitos e da relação, íntima e biunívoca que estabeleceram com a expressão artística.

Concepção e orientação:
  • Victor Beiramar Diniz, arquitecto paisagista.
Victor Beiramar Diniz, nascido em Lisboa, 1968, licenciado em Arquitectura Paisagista e pós-graduado em Design Urbano, recebeu em 2001 o Peter Joseph Lennée Preiz atribuído pelo Senado da Cidade de Berlim. Entre 2003 e 2007 ocupou o lugar de Director do Parque de Serralves, tendo sido responsável pela implementação do Projecto de Recuperação e Valorização do Parque, tendo no mesmo período comissariado, entre outras actividades, um ciclo de Conferências Internacionais sobre Paisagem. Até 2010 colaborou, externamente, com a mesma instituição como consultor na área do Património Arquitectónico e de Paisagem de Serralves. Como autor, tem colaborado, com textos críticos de Arquitectura e Paisagem, em publicações especializadas, em Portugal e no estrangeiro.

Cortesia da Fundação Calouste Gulbenkian/JDACT