segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Uma Questão de Orgulho. Linda Carlino. «Estais de acordo em nunca fazer perguntas, nem escolher outros caminhos, e a confiar sempre no meu julgamento? Ainda bem! Então podemos dar início…»


jdact

«(…) Digo-te já, Alonso, que talvez tenhamos sorte, respondeu Manuel, que era ligeiramente mais alto, dando uma palmada no ombro do amigo. Espero bem que sim. Foi uma desgraça completa em Jarandilla. Passámos semanas a fio sem uma mulher. Tens razão, não havia lá nada para fazer. Só gente feia. Mas estas aqui não estão nada mal. O problema é que cheiram mal. Tu também cheirarias se tivesses de dormir com os animais durante o Inverno, seu idiota! Nós temos muita sorte, sabes? Dormimos em cima do feno. Elas têm de dormir na palha, ao pé de bosta de vaca e das cabras. Pelo menos é o que parece pelo cheiro. Então não deve haver problema, desde que seja ao ar livre, não achas, Manuel? É mesmo isso! Prenderam as túnicas de linho grosseiro dentro das calças castanhas, mal cortadas mas resistentes, apertaram os cintos, ajeitaram os casacos de lã, tapando com um capuz o cabelo penteado com os dedos. Por fim, cuspiram na biqueira dos coturnos de couro e limparam-nos na parte de trás das pernas.  Que tal? Estamos apresentáveis? Bom, vamos lá! Alonso foi à frente, passando pelos enormes portões de madeira, escancarados em sinal de boas-vindas, e atravessando o chão de gravilha para se juntarem a um grupo de rapazes que também se estava a preparar. Meu Deus! Sentiste isto, Alonso? Parece que alguém abriu uma porta e passou uma corrente de ar gelada! Não, não senti nada. Estarás a chocar alguma coisa? Já, vais aquecer, quando estiveres no meio de umas coxas bem macias!
Tereis de desculpar estes tão fervorosos rapazes. Ao que parece, têm muito poucos prazeres na vida. Espero que a nossa presença não lhes tenha arrefecido o ardor. Bem-vindos a Yuste, este esplendoroso mosteiro de São Jerónimo. Não poderia haver lugar mais tranquilo. Pois bem, estais aqui para saber o mais possível sobre Carlos, o homem que, até há pouco tempo, ostentava as coroas do Sacro Império Romano e de Espanha. Como tão bem dissestes, toda a gente já ouviu falar do imperador e rei, mas o que se sabe realmente sobre o homem? Farei todo o possível por ajudar-vos. Serei o vosso guia, levando-vos, como observadores invisíveis, à presença do rei; espreitando pelos corações e pelas mentes de todas as pessoas que iremos conhecer. Espero também ser fonte de informações úteis. Estais de acordo em nunca fazer perguntas, nem escolher outros caminhos, e a confiar sempre no meu julgamento? Ainda bem! Então podemos dar início a uma experiência que, prometo, será muito interessante. Mas, primeiro, uma ou duas palavras acerca de Yuste. Há mais de um século que a Ordem dos Jerónimos aqui está instalada e é, hoje uma comunidade abastada, proprietária de vastos hectares de terra fértil ao longo do vale, e de muitos pomares, olivais e florestas nas montanhas vizinhas. Não há muito tempo, construíram aquele magnífico segundo claustro do lado esquerdo e acolhedores aposentos para o rei, o seu pequeno palácio, graciosamente acrescentado do lado direito, o mosteiro tornou-se uma verdadeira jóia, incrustada num mar verde-esmeralda de carvalhos e castanheiros. E, ao fundo, à esquerda, há uma outra extensão necessária, as cavalariças; através do arco, vê-se parte do pátio». In Linda Carlino, Uma Questão de Orgulho, 2008, Editorial Presença, Lisboa, 2012, ISBN 978-972-234-705-1.

Cortesia de EPresente/JDACT