sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Os Teatros de Lisboa. 1874. Júlio C. Machado. «O papel de amante era effectivo ao Assis. A parte de “adorado bem” competia sempre á Soller»

Bordalo Pinheiro e jdact

De acordo com o original

D. Maria
«(…) Pois que! Esta mulher que se abraçava aos pés de Terpsichore, olha um dia para a face austera de Thalia, e a deusa sorri-lhe e abraça-a, e as almas dâo-lhe lagrimas, o publico dá-lhe flores, a imprensa dá-lhe applausos, e ella acorda actriz! Actriz inesperadamente! Actriz repentinamente! Fizera-se bailarina, mas fora actriz que nascera! Pode dizer-se que ninguém lhe ensinou a arte senão depois de ella se mostrar artista; e mostrou-se artista desde o primeiro dia! Como aprendeu, pois? Como adivinhou, então?
Vi-a eu estrear-se, eu que tinha onze annos. Ainda me recordo de a ver apparecer na montanha com o seu chapeusinho de cigana levemente inclinado sobre a orelha, no famoso theatro do Salitre, toda a brilhar como se ainda estivesse nos divertissements, saia curta, botinha de cano, n'uma peça que foi fallada n'esta Lisboa.

A Ciganinha!
Que noite, que noite! Os ratos, únicos frequentadores hoje d'esse theatro, ainda estremecem do que seus avós lhe contaram de tal caso. A rapaziada effectiva de S. Carlos affluiu ao Salitre n'essa recita, ao que me contam. Nas frisas e na superior, viam-se os terriveis da platéa do theatro lyrico, curiosos de vêr brilhar o talento d’esta singular creatura que o encontrara primeiro nos pés, e o procurava agora na cabeça! O que provava ao menos não estar no caso do rifão, visto que tinha ambas as coisas! Ia descobrindo a todo o instante horizontes novos, auxiliada por grande força de vontade e pela attenção continua com que estudava. N’isto appareceu-lhe o Assis.
A historia anecdotica do theatro, tem mostrado mil vezes a importância do galan para os destinos do amor. Eu creio verdadeiramente que se não existissem galans, as mulheres teriam amado muito menos! Na peça de Psiché o comediante Baron, da companhia de Molière, representava o papel do Amor, e dizem as noticias da época, que elle arrebatava todos os corações dos espectadores, conseguindo depois ser em particular tão bom actor com as senhoras, como com as damas de theatro. Era uma perfeita guerra de mulheres, a qual havia de o alcançar primeiro. La Bruyère conta-o bem claro: Roscius não pode ser vosso, Leha; tem dono e, mesmo que assim não fosse, está já pedido, Claudia espera para o ter, que elle se farte de Messalina!
A amante de Molière, acabou por tomar a serio as phrases que Baron lhe dizia no palco, aprendidas de cór, mas recitadas com o encanto e o calor da arte, que tantas vezes se confundem com a inspiração verdadeira, natural, e espontânea da alma! E a amante de Molière, apaixonou-se por Baron. Cincoenta annos depois, pouco mais ou menos, Adrianna Lecouvreur, que passou a vida em amores, e fez papelotes dos madrigaes de Voltaire, olhou um dia para lord Peterborug, que era grande personagem, e para o galan Legrand, que não passava de um actor mediocre; ambos elles a requestavam, e ella resolveu gostar de ambos, mas de um primeiro que do outro, porque, são as memorias que o dizem, a grande actriz era inconstante, mas não era falsa. E como era preciso principiar por um d'elles, Adrianna Lecouvreur principiou por Legrand!
No theatro do Salitre representava-se no tempo a que nos temos referido, um grande numero de peças sentimentaes. O pranto tinha todas as noites que pagar foro ás desventuras de um amante infeliz, a quem a barbaridade paterna separava do seu adorado bem. O papel de amante era effectivo ao Assis. A parte de adorado bem competia sempre á Soller. Uma vez, o amor, que é um traquina, metteu-se deveras n'isto, e a Sller, querendo que a sua felicidade fosse tão auctorisada no mundo como no palco, resolveu, de accordo com o Assis, principiarem por onde os dramas acabam, pelo casamento!» In Júlio César Machado, Os Teatros de Lisboa, Ilustrações de Bordalo Pinheiro, Livraria Editora Mattos Moreira, 1874, PN 2796 L5M25, Library Mar 1968, University of Toronto.

Cortesia de LEMMoreira/1874/Bordalo Pinheiro/JDACT