sábado, 30 de janeiro de 2021

Lenda do Brasão de Coimbra. Leo Duarte. «… estatutos elaborados e aprovados pela Assembleia da Universidade (eleita e representativa dos estudantes, dos docentes e dos funcionários) e pretende, sobretudo, ser um pólo de constante modernização»

Cortesia de wikipedia e jdact

Lenda relatada originalmente por frei Bernardo Brito

História

«(…) Hoje a Universidade de Coimbra, que compreende sete Faculdades, Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia e Psicologia e de Ciências da Educação, e em breve contará com a oitava (a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto), ultrapassou o espaço tradicional da Velha Alta, estendendo-se a novos pólos de desenvolvimento. Funciona com base nos seus próprios estatutos elaborados e aprovados pela Assembleia da Universidade (eleita e representativa dos estudantes, dos docentes e dos funcionários) e pretende, sobretudo, ser um pólo de constante modernização.

Mas este caminhar para o futuro não a faz esquecer as suas seculares tradições. A praxe académica adaptada às condições de vida moderna, as festas dos estudantes, nomeadamente a queima das Fitas (que simboliza o fim do ano escolar e, para muitos, o fim do curso), o fado, canção que se foi adaptando às novas realidades culturais e até políticas e sociais, os Doutoramentos solenes com o seu ritualismo próprio, as Repúblicas (residências autogeridas por estudantes) e a existência de uma Associação Académica forte, fazem da Universidade de Coimbra uma instituição muito peculiar e de características inigualáveis.

Pátio da Universidade


 

Colégio de S. Pedro

Situa-se imediatamente à esquerda da Porta Férrea e tem a sua fachada principal virada para o grande terreiro. O exterior do edifício, de linhas muito sóbrias bem próprias do maneirismo regional, apresenta o carácter que lhe conferiu recentes obras de restauro, levadas a cabo pelos Monumentos Nacionais, que estenderam o seu corpo no último terço, do lado do gradeamento.

Como principal elemento de carácter decorativo destaca-se o portal de aparato barroco, executado em 1713. O Colégio de S. Pedro ocupou os aposentos dos infantes do paço manuelino, por iniciativa dos governantes em tempo do rei Sebastião, albergando os candidatos às magistraturas superiores das Faculdades. Foi extinto em 1834 e, dois anos mais tarde, as suas instalações foram definitivamente integradas na Universidade. A partir de 1855, parte da construção foi reservada para residência da Família Real, quando esta ou algum dos seus membros estanciava em Coimbra, e também para residência dos reitores». In Leo Duarte, Lenda do Brasão de Coimbra, Pedro Dias, Coimbra, Arte e História, I.H.A., Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume IV, 1988, Editora João Romano Torres, 1904-1915.

 

Cortesia de EJRomanoTorres/UdeCoimbra/JDACT

 

JDACT, Frei Bernardo Brito, Leo Duarte, Coimbra, Cultura e Conhecimento,