terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Por Amor a uma Mulher. Domingos Amaral. «A intensa crença que a habitava era deveras emocionante, mas a sua fantasia política, fundamentada numa paixão amorosa de dois jovens, embora talvez sedutora num futuro não demasiado distante…»

jdact

NOTA: Afonso Henriques, nascido em 1109, filho do conde Henrique e de dona Teresa, neto de Afonso VI de Leão e primo direito de Afonso VII. Tem uma relação amorosa com Elvira Gualter, da qual nasceram duas filhas, Urraca e Teresa Gualter; e outra com Chamoa Gomes, de quem tem dois filhos, Fernando e Pedro Afonso. Será reconhecido com rei de Portugal, em 1143, em Zamora.

Viseu, Domingo de Páscoa, Abril de 1126

«(… ) Preocupado, revelou a degradação a que chegara o seu relacionamento com Afonso Raimundes. O futuro rei Afonso VII ameaçara invadir as terras de Toronho, e a única forma de a família lhe resistir era colocar-se sob a protecção de dona Teresa. Ora, explicou Gomes Nunes, casando Maria com Lourenço Viegas, e Chamoa com Paio Soares, a casa de Toronho ficava defendida, pois Afonso VII não iria atacar um homem que seria, em simultâneo, sogro do mordomo-mor de dona Teresa e do filho varão de Egas Moniz. É a nossa salvação, minha filha querida!, exclamou. Indignada, Chamoa gritou: Paio Soares não mandará nada, quem manda é meu tio Fernão!

Nesse momento, Elvira Peres Trava interveio: O vosso casamento foi ideia de meu irmão Fernão! Ele quer ver dona Teresa como rainha de uma Galiza unida ao Condado. E nós temos de apoiá-los, senão só nos resta a desgraça. Chamoa nunca pensara que o seu matrimónio era a principal forma de defender os interesses da família, mas ao dar-se conta dessa possibilidade teve um rasgo de lucidez. Se assim era, um casamento com o príncipe servia às mil maravilhas! Só que, para apresentar aos pais a sua fabulosa ideia, teria de revelar a verdade que habitava o seu coração. Olhou para a irmã, buscando um incentivo. Sempre calma, Maria Gomes encorajou-a: Chamoa, é o momento de falares. Elvira Peres Trava examinou as filhas, intrigada, e Gomes Nunes murmurou que era tarde para desejar alterações. Desesperada, Chamoa interrompeu-o e gritou: Pai: eu e o príncipe somos amigos! Estamos enamorados e queremos casar-nos! Cheio de dúvidas, Gomes Nunes exclamou: Ora, só se conhecem há dois dias! Chamoa mudou de expressão num instante. Desapareceu do seu rosto o sofrimento e nasceu-lhe um sorriso, quando afirmou: No sábado, fomos passear junto ao rio da Loba e... Elvira abriu ainda mais os olhos, e Gomes Nunes perguntou: Haveis perdido a virgindade? A filha relatou que só tinham trocado beijos, mas haviam-se prometido em casamento. Depois de recuperar do choque, Gomes Nunes repetiu que teria de seguir as ordens da rainha e do Trava. Todavia, ao ouvir o nome de família da mãe, Chamoa empolgou-se: Eu também sou uma Trava!

Cerrando os olhos, enervada, a mãe ripostou-lhe: Por isso mesmo, tendes de fazer o que o Fernão vos manda! Chocada com tal obrigação, Chamoa exclamou: O príncipe está acima dele! Vai ser o herdeiro do Condado, a sua vontade é lei! Se quer casar comigo, ninguém o pode impedir! Gomes Nunes Pombeiro olhou-a com um misto de orgulho e pena. Depois, sentou-se num banco, desapontado e cansado. O príncipe, casar-se convosco? Não creio. Um dia vai casar-se com uma princesa estrangeira. Não com uma nobre galega! De súbito, Chamoa lembrou-se do que lhe dissera Afonso Henriques, sobre a união dos territórios! Perguntou com veemência: Não quer dona Teresa unir a Galiza e Portugal? E que melhor forma do que casando uma Trava com Afonso Henriques?

A intensa crença que a habitava era deveras emocionante, mas a sua fantasia política, fundamentada numa paixão amorosa de dois jovens, embora talvez sedutora num futuro não demasiado distante, parecia a seu pai impraticável no presente. Gomes Nunes Pombeiro suspirou mais uma vez. Dona Teresa e Fernão Peres querem ser o casal que une o Condado Portucalense e a Galiza, não querem que seja o príncipe a fazê-lo! Ao ouvi-lo, Chamoa desdenhou do pouco ortodoxo casal régio. Querem é ter um filho varão, para passar a perna ao príncipe! Desagradada com aquelas perigosas intrigas políticas contra seu irmão, Elvira Peres Trava invocou um costume antigo, a autoridade dos pais sobre os filhos nas decisões matrimoniais». In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Por Amor a uma Mulher, Casa das Letras, LeYa, 2015, ISBN 978-989-741-262-2.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT

JDACT, Domingos Amaral, A Arte, Literatura,