domingo, 2 de abril de 2023

Constança. Isabel Machado. «Para ajudar à conquista de Portugal aos mouros, os seus antepassados haviam aliciado a nobreza com mercês e senhorios onde impunham a lei como se fossem o próprio monarca...»

jdact

«(…) Afonso respirou fundo, a olhar o vazio. Não teria nada a acrescentar naquele momento. A incerteza tomara conta do rei. Bem sabia que a ausência de resposta representava grande risco para um reino pequeno, preso entre o mal e vizinhos poderosos. Com o desmoronar das alianças com que julgara garantir a paz para se entregar ao desenvolvimento interno do reino, as fronteiras de Portugal voltavam a tomar lugar cimeiro no seu governo. Era, pela graça de Deus, rei de Portugal e do Algarve, inteiramente tomado aos mouros havia muitas décadas. Desde que subira ao trono, Afonso IV tentava manter â neutralidade portuguesa, sabedor de que as guerras não eram compatíveis com o progresso de um reino. E o soberano tinha ambições: enriquecer Portugal pelo comércio e pela agricultura, sem esquecer a organização e as leis, sempre cimeiras. Mas a ameaça moura não desaparecera, o reino de Granada não deixava esquecer aos monarcas ibéricos que o poder sarraceno se mantinha ainda dentro de portas. O Norte de África unia-se no desafio aos reinos cristãos, e informadores do rei alertavam para a cobiça do sultão de Marrocos, que crescia em poderio e armas. Que se unissem o sultão e o rei de Granada para invadir toda a Península não era risco que se pudesse ignorar. Afonso XI de Castela não tinha tréguas e eram constantes as escaramuças com o vizinho mouro.

O perro de Castela esmifra-se para afastar a moirama, lançou Afonso, com um sorriso de prazer. Talvez um sabre lhe arranque a cabeça dos ombros. Beatriz fitou-o com horror. Tento, senhor! O ódio não serve a ninguém. O rei lançou uma gargalhada roufenha, o olhar fixo no punho cerrado que esfregava na palma da mão. E menos serve a Deus, que apela à união dos cristãos, insistiu Beatriz, sem descolar os olhos do marido.

O sobrinho castelhano escrevera-lhe, queixando-se da falta de auxílio do rei de Portugal, seu sogro, que preferia manter-se distante de guerras, não vendo ganhos para o seu reino no enviar de homens para defender as fronteiras de Afonso XI. O soberano não respondeu. Mas Beatriz notou que afrouxou a fúria com que castigava as mãos. Afonso deixou o silêncio alastrar enquanto se tolhia em pensamentos sombrios. O sonho de se manter arredado das pelejas das terras vizinhas começava a parecer-lhe ilusório, pela primeira vez. Sem mais herdeiros do que Pedro e a filha casada com o tirano de Castela com quem julgara ter feito boa aliança, Afonso IV dava graças pela relativa acalmia que regressara aos grandes senhores do reino de Portugal, a quem fizera frente nos primeiros anos do seu reinado. Para lhes travar os abusos e consolidar o poder real. Ganhara inimigos, até entre o clero, ao exigir prova escrita das honras e terras que haviam acumulado em reinados anteriores, seguindo um rigor que se iniciara com seu pai, Dinis.

Para ajudar à conquista de Portugal aos mouros, os seus antepassados haviam aliciado a nobreza com mercês e senhorios onde impunham a lei como se fossem o próprio monarca... Decidido a controlar os poderosos do reino, Afonso IV ordenara um chamamento geral de nobres e religiosos, de lés a 1és, vergando aristocratas e bispos, para que se prostrassem em obediência ao soberano e jamais ousassem esquecer que o senhorio do monarca era todo o reino de Portugal. Mais do que nunca preciso da nobreza unida, desabafou finalmente, fitando Lopo Fernandes Pacheco. O outro assentiu, com uma náusea íntima». In Isabel Machado, Constança, A Princesa traída por Pedro e Inês, 2015, A Esfera dos Livros, 2015, ISBN 978-989-626-718-6.

Cortesia de EdLivros/JDACT

 JDACT, Isabel Machado, História, Constança, Literatura,