sexta-feira, 30 de abril de 2010

Derrame de petróleo: A mancha atinge a costa dos EUA

Cortesia BBC
O derramamento de petróleo no Golfo do México atingiu a costa do estado americano da Louisiana, na noite passada (29), informam as agências internacionais de notícias. A France Presse e Associated Press dizem, com base na apuração com autoridades locais, que a mancha de óleo alcançou uma ilha perto do delta do Rio Mississippi, ameaçando a flora e a fauna da região. A Guarda Costeira confirmou a informação à BBC.
Vários estados norte americanos estão em alerta por causa do derrame de petróleo. As autoridade temem  que praias e refúgios de vida selvagem sejam «atingidos« em quatro estados. Além da Louisiana, que entrou em situação de emergência, estão ameaçados os estados do Mississipi, Alabama e Flórida. Cinco mil barris de petróleo jorram diariamente no mar do Golfo do México depois da explosão de uma plataforma, na semana passada. O derramamento é cinco vezes maior que o previsto e foi considerado catástrofe nacional pelo governo dos USA.

Os ventos ajudam à propagação do óleo para o continente, a poucos quilômetros da área de pântanos no delta do Rio Mississipi. Até agora os esforços para conter o avanço da mancha, que incluem até uma barreira de lona, foram insuficientes. O governo americano reforça a ajuda à região para tentar evitar um desastre ambiental ainda maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário