segunda-feira, 12 de abril de 2010

Museu Nacional de Arte Antiga: 10 Obras de Referência 2010

Cortesia do MNAAntiga
O Museu Nacional de Arte Antiga elaborou um Programa de Visita ao Museu tendo como temática 10 Obras de Referência/Plano Anual. No pf dia 28 de Abril, a obra a visitar diz respeito ao Oratório-Relicário, Índia, Século XVI.

Este oratório-relicário é um dos testemunhos mais notáveis do tesouro constituído por peças produzidas na Índia, e que se guardava no Convento do Carmo da Vidigueira. A sua presença em Portugal parece estar ligada, segundo o testamento do padre André Coutinho, à história da família dos Gamas, senhores da Vidigueira. Contendo cerca de sessenta relíquias ele é também o testemunho de um culto que a missionação em terras orientais iria reacender.

Oratório-Relicário
Cortesia do MNAA
28 de Abril de 2010
O Calvário, em que Cristo pende de uma cruz repleta de relíquias, ladeado pela Virgem e S. João, preenche a parte central do Oratório, enquanto as imagens de S. Pedro e S. Paulo se inscrevem nas portas.
O trabalho dos ourives indianos é particularmente visível no tratamento dos fundos de prata dourada, criando uma textura vibrante onde se recortam as figuras, bem como na decoração incisa de enrolamentos de folhas e cachos de uva pontuados por mamíferos e aves.


Museu Nacional de Arte Antiga/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário