domingo, 18 de abril de 2010

Vulcão do glaciar Eyjafjallajokull: As cinzas vulcânicas continuam a provocar o caos no tráfego aéreo (18/Abr/2010)

Cortesia Eumetsat
Nuvens de cinzas expelidas pelo vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no sul da Islândia, obrigaram ao encerramento de espaço aéreo e aeroportos no Reino Unido, Irlanda e Escandinávia, deixando dezenas de milhares de passageiros em terra. Cerca de 15% dos voos europeus foram cancelados.
As cinzas vulcânicas são assinaladas na imagem em cima pela cor laranja claro. Trata-se de uma imagem das 10 h (hora legal).
O vulcão ainda está em erupção e provoca poeira de cinzas vulcânicas sobre o Reino Unido. O serviço de meteorologia do Reino Unido, Met Office, está a acompanhar a situação adversa. Devo referir que as partículas não são susceptíveis de serem visível ao olho humano, a menos que se depositem no chão. A previsão para amanhã, segunda-feira, está indicada na imagem seguinte:
Cortesia Met Office
A área abrangente ao fenómeno adverso é mais vasta do que ontem, confirmando a probabilidade de ocorrência que ontem formulei. A probabilidade de a emissão de cinzas vulcânicas se manter a um nível semelhante, por dias ou mesmo semanas é superior a 65%. No entanto, tudo irá depender das condições meteorológicas num curto-médio prazo, principalmente nos níveis da média/alta troposfera.

JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário