quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tempestades solares: Ocorrem num período de 11 anos. O «maximo» solar prevê-se para 2011/2012



Segundo o calendário Maia, o fim do mundo será exactamente a 21 de Dezembro de 2012, que é o fim do calendário. Mas será mesmo o «fim do mundo» ou o fim da maneira como o ser humano vê o mundo? Uma nova era!
A ciência explica que em cada 11 anos o Sol entra num ciclo de turbulência e é nessa época que o planeta Terra pode sofrer de uma tempestade Solar.
Haverá um período em que as radiações vindas das tempestades solares incidente na Terra vão aumentar de 30% a 50%, durante um período de 11 anos. Os seus efeitos tiveram início em 2007/2008. Deste modo, prevê-se que o seu «máximo» irá ocorrer em 2011/2012. Dependetemente da rapidez do aumento e decréscimo do magnetismo, podemos vir a enfrentar efeitos negativos na Terra.

«Sob a superfície ardente do Sol, uma poderosa força poderia  fazer-nos regressar à Idade da Pedra. A cada 11 anos, o Sol entra num turbulento ciclo, a época mais propícia para que o planeta sofra uma tempestade solar. O próximo máximo solar ocorrerá no ano de 2011/2012. Utilizando imagens geradas por computador, o programa explica detalhadamente como se formam e se desenvolvem as tempestades solares». – In Discovery Channel.

A NASA lançou uma nova sonda, a Solar Dynamics Observatory (SDO), para fazer as observações solares mais detalhadas de sempre e para compreender a sua complexa meteorologia e tempestades.
«O Sol muda de cada vez que olhamos para ele, nunca é o mesmo» disse Dean Pesnell, cientista do projecto SDO do Centro Aeroespacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, EUA. Os cientistas esperam que os dados da nova sonda os ajudem a melhor compreender as mudanças no campo magnético do Sol, que se torna mais e menos activo ao longo de um ciclo de 11 anos, libertando proeminências periódicas de partículas carregadas que podem avariar a tecnologia terrestre. A sonda foi lançada no pp mês de Fevereiro a bordo de um foguetão Atlas V, de Cabo Canaveral, Flórida. A maioria da Terra está protegida contra estas partículas carregadas, a que chamamos vento solar, graças ao seu próprio campo magnético, que as repele. Mas durante uma tempestade solar, alguns destes desvastadores ataques podem chegar ao chão, provocando perturbações nos sistemas de navegação por satélite, às comunicações por rádio, às redes eléctricas e a outros sistemas.
«O nosso Sol afecta a nossa vida cada vez mais, à medida que ficamos cada vez mais dependentes da tecnologia», afirmou o cientista Pesnell.
NASA/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário