terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Aldeia da Pena. São Pedro do Sul: A aldeia enquadra-se num cenário natural de rara beleza, aninhada no fundo do vale, confundindo-se com a própria serra que a envolve. Ao chegar, a paisagem é arrebatadora

Cortesia da solagasta
Num vale profundo, a cerca de 20 km de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, encontrámos a Aldeia da Pena. Protegida dos ventos da serra e onde o sol apenas consegue chegar poucas horas por dia, é uma das pérolas de xisto da Serra de São Macário.
A aldeia enquadra-se num cenário natural de rara beleza, aninhada no fundo do vale, confundindo-se com a própria serra que a envolve. Ao chegar, a paisagem é arrebatadora.
«Do isolamento que durante anos se abateu sobre a aldeia nasceu a lenda do morto que matou o vivo. Sem acessos rodoviários, os mortos da Aldeia da Pena eram transportados em ombros num esquife (uma espécie de caixão) até ao cemitério de Covas do Rio. O trajecto entre estas duas aldeia é bastante acidentado e numa dessas viagens, o insólito ocorreu e o azarado que carregava a parte de trás do caixão escorregou e este caiu-lhe na cabeça, matando-o, dando assim origem à história/lenda do morto que matou o vivo».

Cortesia da solagasta
A aldeia merece uma visita demorada…pelos estreitos caminhos, por entre espigueiros, construções de xisto e lousa.

Cortesia da solagasta
«Junto ao fogão a lenha, o frio das paredes de xisto deixou de se sentir, transformando a pequena sala negra num cantinho acolhedor, com muitas histórias para contar. Começámos com um presunto bem curado que casou muito bem com um um jarro de tinto da casa. Ao lado, algumas fatias de queijo de cabra e broa posicionavam-se para a nossa degustação. Não nos fizemos rogados. Seguimos para um arroz de feijão malandrinho que acompanhava um belo entrecosto e febras grelhadas. Esta típica tasca é gerida por um jovem casal que tendo raízes na aldeia, desde sempre viveu na cidade». In solagasta.

Cortesia da solagasta
Típica aldeia situada a norte de São Pedro do Sul, num profundo vale da serra da Gralheira. As casas são de pedra à moda tradicional e a forma muito apertada do vale gerou um microclima responsável por uma cobertura vegetal extraordinária. O isolamento secular só foi quebrado há poucos anos com a construção de uma estrada alcatroada, ainda assim íngreme e sinuosa.

Cortesia da CMSPdo Sul/Solagasta/JDACT