terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Bioparque. São Pedro do Sul: O Parque Florestal do Pisão, é um espaço eco-lúdico localizado no concelho de S. Pedro do Sul, é um ex-líbris da região Dão Lafões porque oferece novas formas de interagir com o ambiente e viver a montanha

Cortesia de viseudigital
O Bioparque de São Pedro do Sul situa-se na freguesia de Carvalhais e apresenta-se como um espaço ecolúdico, com mais de 100.000 m2. Tem uma componente estética de natureza organizada, como tem também funções ecológicas, quer ao nível da conservação da flora local e regional, quer como espaço de abrigo para diversas espécies animais.
Mas, para além de um espaço para ser visto, o Bioparque é um local para ser vivido, oferecendo a possibilidade de experiências inesquecíveis com um conjunto de actividades lúdico-culturais.

Cortesia de cafeportugal
Um espaço de descompressão psicológica através do jogo, da prática de desportos radicais, dos circuitos pedestres, do convívio entre gerações. O Bioparque dispõe de uma equipa de técnicos qualificados para o acompanhamento de grupos e organização de actividades desportivas.

Ao longo da linha de água que atravessa o Parque, 13 pequenos e rústicos moinhos de água inteiramente recuperados e a moer, recriam o ciclo de pão. Junto à Igreja Paroquial encontra-se o Museu Rural, onde, com uma forte componente etnográfica, se procura reconstituir artes, ofícios e modos de vida passados.
O museu foi reconstruído em pedra e madeira, preservando o aspecto inicial. No rés-do-chão encontram-se as peças com uma vertente etnográfica, estando o primeiro andar dedicado à exposição de arte sacra, com peças cedidas pela igreja e pelos habitantes da freguesia.

Cortesia de olharesaeiou
Como complemento ao trabalho desenvolvido sobre o Castro de Cárcodas:
«A curta distância do Parque, em plena encosta da Serra da Arada, encontra-se ainda um dos mais importantes e imponentes povoados castrejos da região de Lafões: o Castro da Cárcoda, um povoamento fortificado com origem na idade do Bronze ocupado até ao período Romano. O Castro da Cárcoda é circundado por uma dupla muralha e dois cursos de água, conferindo-lhe uma excelente capacidade de defesa dos seus habitantes. No interior da muralha, a zona de habitação era disposta em pequenas plataformas onde se construíam as habitações, em pedra, com paredes de mais de 2 metros de altura. As casas, construídas pela sobreposição de pequenas pedras assentes em barro, eram construídas em forma circular, oval ou rectangular. Segundo uma lenda, nas proximidades do castro existe a designada Mina do Bode, onde os mouros terão escondido alguns objectos em ouro. Reza a lenda que a zona está guardada por um monstro, em forma de bode, e que porta apenas se abrirá com rezas do livro de «São Cipriano». In Viseu Digital.

Cortesia da CMSPedrodoSul
O Bioparque, Parque Florestal do Pisão, é um espaço eco-lúdico localizado no concelho de S. Pedro do Sul, é um ex-líbris da região Dão Lafões porque oferece novas formas de interagir com o ambiente e viver a montanha, com alojamento e restaurantes disponíveis.
Muitas são as bioactividades, das radicais à exploração da natureza, lúdicas e workshops, mas também percursos pedestres e muitos moinhos de água para conhecer.

Cortesia de eiradascomendas 
«Bioparque, um lugar onde o repouso e tranquilidade abundam, associados a uma vegetação magnifica em comunhão com uma grande variedade de espécies e plantas, desfrutadas através dos seus percursos pedestres. A simpatia da equipa, estruturada a pensar na qualidade dos seus serviços e no apoio em qualquer situação, permitir-lhe-á grandes momentos de divertimento, lazer e descontracção….Viver a Montanha no seu pleno, é possível neste espaço, através dos alojamentos nos Bungalows, Casa de Montanha e na Zona de Acampamento. O prazer das frescas águas da Serra da Arada, está ao dispor nas piscinas, os sabores no bar, a prática de alguns desportos nos campos de voleibol e futebol; bem como, toda uma serie de actividades de aventura que lhe permitirão ser um «rebelde» amante da adrenalina». In amoviseu.

Cortesia do Bioparque/Turismo da CMSPedrodo Sul/JDACT