quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Exposição Mundial de Filatelia: CTT. FIL. «CTT nos Cem Anos do Regime Republicano». Até 10 de Outubro de 2010. Congresso da Federação Internacional de Filatelia


Cortesia de hojelusofonia
Mais de um milhão de selos vão poder ser vistos na exposição de filatelia «Portugal 2010» que decorre na FIL, no Parque das Nações até ao pf dia 10 de Outubro. Será a maior exposição de selos alguma vez realizada em Portugal.
Os CTT, Correios de Portugal, em parceria com a Federação Portuguesa de Filatelia assumiram a responsabilidade de patrocinar e organizar uma exposição mundial de filatelia em 2010 a realizar em Lisboa.
Ano mais apropriado não se poderia ter escolhido pois celebra-se o Centenário da Implantação do Regime Republicano em Portugal, em 5 de Outubro de 1910, que substitui uma das mais antigas monarquias da Europa.

Cortesia de casadecamilo
Sofrimentos e glórias da História de Portugal que estão registados nas emissões de selos produzidos pela Filatelia dos CTT, considerada com justiça como uma das melhores, quer pela sua beleza e qualidade, quer pela sua contribuição para a divulgação dos principais acontecimentos da nossa Pátria e do Mundo. Os CTT e a Exposição Mundial de Filatelia mostram selos de setenta e sete países. A maior mostra filatélica alguma vez realizada em Portugal e com entrada livre.


Cortesia de filabell
Há 4 anos que os CTT e a Federação Portuguesa de Filatelia vêm a preparar esta exposição. Até 10 de Outubro, um milhão de selos, entre eles, o primeiro selo português, emitido em 1853, e o primeiro utilizado oficialmente no sistema postal internacional, um «Penny Black» britânico que data de 1840, vão estar em exposição na FIL (Parque das Nações).

Cortesia de bibliarnoso

Cortesia de leonardoconcon
A entrada para a maior exposição filatélica de sempre realizada em Portugal é livre e coincide com o Congresso da Federação Internacional de Filatelia.

Cortesia de cemanosderepublica
A Portugal 2010 tem garantidas as presença de 600 colecções filatélicas de 77 países, na secção competitiva, que serão avaliadas por um júri. Paralelamente, serão exibidas raridades e algumas «jóias» do mundo dos selos. «Liberdade, Igualdade e Fraternidade» são as directrizes da mostra, escolhidas a partir de um tema maior que é o Centenário da República.

Cortesia de sherpas2
Haverá ainda uma área de exposições subordinada «aos CTT nos Cem Anos do Regime Republicano», que integrará reproduções de Estações de Correios do último século; um programa pedagógico dirigido a crianças e escolas; e um programa de conferências e concertos.

Cortesia de img401imageshack
«Ainda durante o evento, e pela primeira vez em Portugal, será possível que os visitantes produzam selos com a sua própria imagem e os levem para casa (ou usem no envio da sua correspondência). Foi ainda preparado um passaporte filatélico que permitirá coleccionar selos e carimbos de todo o mundo durante a visita aos expositores.
São esperados cerca de 150 mil visitantes e a área em que a exposição se irá posicionar é de cerca de dez mil metros quadrados; mil estão destinados ao centenário dos CTT no Regime Republicano.
"Vamos tentar que muitas escolas ponham no seu roteiro, em Outubro, uma visita à exposição", disse Pedro Coelho", vice-presidente dos CTT, a propósito da ambição do projecto». In DN Artes.

Cortesia de filatelicamentecentro
Ceres é um conjunto de emissões base ou ordinárias de selos de Portugal após a Implantação da Républica, a primeira das quais em 1912, substituindo assim os selos com a efígie do Rei D. Manuel II com a sobrecarga Républica, que circulavam desde 1910.

Cortesia de caleida

Cortesia de CTT/Exposição Mundial de Filatelia/JDACT