domingo, 17 de outubro de 2010

Jorge Velez Caroço: A Maçonaria. As «balizas temporais» que correspondem à constituição do Triângulo nº 31, de Portalegre, e à fundação do Triângulo nº 368, de Ponte de Sor. A Maçonaria no Distrito de Portalegre de António Ventura»

Cortesia de arepublicano
Com a devida vénia a António Ventura.

Da autoria de António Ventura, professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, este livro principia com uma introdução sobre os séculos XVIII e XIX, estudando depois, de forma mais sistemática, o período compreendido entre 1903 e 1935, balizas temporais que correspondem à constituição do Triângulo nº 31, de Portalegre, e à fundação do Triângulo nº 368, de Ponte de Sor.

Percorre as Oficinas de várias obediências existentes no Distrito, Lojas e Triângulos, vinculados ao Grande Oriente Lusitano Unido, ao Grémio Luso-Escocês e ao Direito Humano, com os respectivos quadros e biografias dos seus membros, bem como os naturais do Distrito que pertenceram a oficinas noutros pontos do país.

Cortesia de historianovest
As informações iniciais, recolhidas nos Livros Gerais do Arquivo do Grémio Lusitano, foram completadas com outra documentação existente no Arquivo Distrital de Portalegre, em primeiro lugar, mas também foi consultada a imprensa local e nacional. Sem esquecer as informações dadas por familiares dos biografados. No total, este estudo inclui quase 3 centenas de biografias, muitas acompanhadas de fotografias. A par de nomes como João Camoesas, Adelaide Cabete, Vitória Pais Madeira, Arnaldo Brazão, Eusébio Leão e Jorge Frederico Velez Caroço, surgem dezenas de homens e de mulheres que saem, desta forma, de um esquecimento a que estavam condenados.

Cortesia de demolayhojesempre
«Este livro constitui um olhar sobre a Maçonaria em Portugal numa perspectiva regional. Também neste caso, cremos que a multiplicação de estudos localizados e delimitados regional e cronologicamente permitirá, no futuro, construir um quadro mais rigoroso da implantação, acção e influência da Maçonaria em Portugal. Publicado pela Editora Caleidoscópio, com o patrocínio do Governo Civil de Portalegre e da Câmara Municipal de Portalegre e com o apoio do Instituto Alexandre Herculano da Faculdade de Letras de Lisboa, das Câmaras Municipais de Arronches, Fronteira, Elvas, Gavião e Marvão». In António Ventura.

António Ventura, «A Maçonaria no distrito de Portalegre», Editora: Caleidoscópio, 2007; 374 páginas; ISBN: ISBN 978-989-8010-84-1; Nº do Depósito Legal 259418/07.

Cortesia de  jaburucab
Cortesia de António Ventura.
Com amizade, JDACT