quinta-feira, 28 de outubro de 2010

World Expo 2010 Shanghai: Portugal. A Praça do Comércio foi escolhida por se apresentar como um espaço urbano com dimensão crítica e por ser uma referência nacional. Assenta no Desenvolvimento e Inovação das Energias Renováveis



Cortesia da World Expo 2010 Shanghai

Termina no pf dia 31 de Outubro a Exposição Universal – World Expo 2010 Shanghai, que teve a presença de vários governos e povos de todo o mundo. A Exposição teve por tema «Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida», representando, assim, o desejo comum de toda a humanidade por uma vida melhor nos ambientes urbanos do presente e do futuro e uma preocupação central da comunidade internacional para a futura elaboração de políticas e de estratégias urbanas de desenvolvimento sustentável.

Cortesia da World Expo 2010 Shanghai

O Pavilhão de Portugal

Tema:
  • Portugal, uma PRAÇA para o MUNDO;
  • Portugal, um MUNDO de ENERGIAS.

Cortesia de dudziak
A Praça do Comércio foi escolhida por se apresentar como um espaço urbano com dimensão crítica e por ser uma referência nacional. Assenta no Desenvolvimento e Inovação das Energias Renováveis em Portugal concretizado no apoio:
  • Ao desenvolvimento tecnológico;
  • À divulgação das políticas nacionais de energia;
  • À divulgação no mundo da capacidade cientifica e tecnológica portuguesa.
O Pavilhão de Portugal com uma área de 2.000 m2 apresenta uma fachada revestida de cortiça, material nacional, reciclável e ecológico. Trata-se de um exemplo de inovação e de boas práticas ambientais que potenciam a imagem de Portugal na maior Exposição Universal alguma vez realizada. Reflecte o conceito de sustentabilidade dos edifícios das cidades contemporâneas e realça-o como elemento-chave das políticas nacionais em termos económicos e ambientais.




Cortesia do Pavilhão de Portugal
O Pavilhão de Portugal foi concebido com o intento de dar corpo ao conceito geral definido para a Participação Portuguesa na Exposição.
http://www.portugalexpo2010.com.pt/conteudolist.aspx?menuid=76

Torre Turística Transportável

Portugal apresenta na zona da «Urban Best Practices Area – UBPA» na Expo 2010 Xangai o protótipo da TTT. Um projecto de inovação que promove a sustentabilidade ambiental e que responde aos desafios do mercado global. O conceito da TTT representa a modularidade, transmutabilidade, multifuncionalidade, habitabilidade e urbanismo. Projecto multifuncional de arquitectura sustentável. Constitui simultaneamente uma prática de modularidade e evolutividade urbana, de integração ambiental e de mobilidade turística, um novo conceito de habitabilidade que combina iluminação natural e potencial energético, através de sistemas solares activos e passivos. O seu espaço interior é optimizado com recurso à prevalência de uma relação integrada com a envolvente exterior. Materializada predominantemente por madeira, elemento construtivo natural e 100% renovável, e por vidro, 100% reciclável, privilegia uma política de reutilização, apresentando um impacto construtivo significativamente reduzido.




Cortesia do Pavilhão de Portugal
Cortesia do Pavilhão de Portugal para a World Expo 2010 Shanghai/JDACT