sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Arcadismo: Em Portugal, o Arcadismo estende-se desde 1756 até 1825, com a publicação do poema «Camões», de Almeida Garret, considerado o marco inicial do Romantismo português. Tem espírito reformista, de modo a reformular o ensino, os hábitos e as atitudes sociais

Cortesia de grupo escolar

O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, sendo denominada como Setecentismo ou neoclassicismo. O nome «Arcadismo» é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do Arcadismo adoptaram pseudónimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos. Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.

Cortesia de educacional
O Arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros do Barroco, expresso pela frase «Inutilia truncat», cortar o inútil. Os temas também são simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão. As situações mais frequentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. É a «Aurea mediocritas», mediocridade áurea, que simboliza a valorização das coisas quotidianas, focalizadas pela razão.
Os autores retornam aos modelos clássicos da Antiguidade greco-latina e aos renascentistas, razão pela qual o movimento é também conhecido como neoclássico. Os seus autores acreditavam que a Arte era uma cópia da natureza, reflectida através da tradição clássica. Por isso a presença da mitologia pagã, além do recurso a frases latinas.

Cortesia de portalsaofrancisco
O clima de renovação atingiu também Portugal que, no começo do século XVIII, passava pelo período final de sua reestruturação económica, política e cultural.
Durante o reinado de D. João V percebe-se abertura intelectual e política, como por exemplo a licença concedida à Congregação do Oratório para ministrar ensino, até então privilégio da Companhia de Jesus.

Cortesia de grupoescolar
Em 1746, Luís António Verney, inspirado nas ideias dos racionalistas franceses, publica as cartas que compõem o seu «Verdadeiro Método de Estudar», obra em que critica o ensino tradicional e propõe reformas que visam colocar a cultura portuguesa a par com o resto da Europa.
Caberá ao marquês de Pombal, ministro de D. José I, concretizar essas aspirações. Agindo com plena autonomia de poderes, operou verdadeira transformação nos rumos da cultura portuguesa:
  • expulsou os jesuítas em 1759, o que enfraqueceu bastante a influência religiosa no campo cultural;
  • incentivou os estudos científicos;
  • reformou o ensino e, apesar de manter um sistema de censura, afrouxou muito a repressão que era exercida pela «maldita» Inquisição (o Santo Ofício).
Em Portugal, o Arcadismo iniciou-se oficialmente em 1756, com a fundação da «Arcádia Lusitana», entidade em que se reuniam intelectuais e artistas para discutirem Arte.
A «Arcádia Lusitana» tinha por lema a frase latina «Inutilia truncat», acabe-se com as inutilidades, que vai caracterizar todo o movimento no país. Visavam com isto erradicar os exageros e a extravagância preconizados pelo Barroco, retornando a uma literatura simples.

Autores
  • Manuel Maria Barbosa Du Bocage;
  • Antonio Diniz Cruz e Silva;
  • Correia Garção;
  • Marquesa de Alorna;
  • Francisco José Feire, o Cândido Lusitano.

Cortesia de conhecimento

Cortesia de bolachasacucaradas

Deste modo, o Arcadismo tem espírito nitidamente reformista, pretendendo reformular o ensino, os hábitos, as atitudes sociais, uma vez que é a manifestação artística de um novo tempo e de uma nova ideologia. No século XVIII a influência sobre Portugal vem da França devido à emancipação política da burguesia. Essa mesma burguesia é responsável pelo desenvolvimento do comércio e da indústria e já se assistia a algumas vitórias em Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Na França, a partir de 1750, os filósofos atacam o poder real e clerical e denunciam a corrupção dos costumes com grande violência.
Como disse anteriormente, em Portugal, o Arcadismo estende-se desde 1756 até 1825, com a publicação do poema «Camões», de Almeida Garret, considerado o marco inicial do Romantismo português.


Cortesia de Julio Battist/JDACT