quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Prémios Nobel 2010: Reconhecido como um dos prémios mais importantes do mundo, ao destacar investigadores, cientistas, escritores, entre outros, que realizam feitos importantes em áreas de conhecimento como a Física, Química, Medicina e Literatura. O Prémio Nobel da Paz é atribuído a pessoas que lutaram pela defesa dos direitos humanos, pela promoção da Paz mundial e pelo desenvolvimento sustentável


Cortesia de nobelprize

O Prémio Nobel é entregue todos os anos na cidade sueca de Oslo. A atribuição dos Prémios Nobel 2010 está agendada para o dia 10 de Dezembro de 2010, data de aniversário da morte de Alfred Nobel, criador do Prémio Nobel. É reconhecido como um dos prémios mais importantes do mundo, ao destacar investigadores, cientistas, escritores, entre outros, que realizam feitos importantes em áreas de conhecimento como a Física, Química, Medicina e Literatura. Por sua vez o Prémio Nobel da Paz é aquele que desperta mais interesse no público e nos media, com a atribuição do prémio a pessoas que lutaram pela defesa dos direitos humanos, pela promoção da Paz mundial e pelo desenvolvimento sustentável.
Cada premiado recebe uma medalha de ouro, um diploma e um determinado valor monetário, que depende do orçamento anual da Fundação Nobel.
Os diferentes Prémio Nobel são atribuídos por diferentes associações e academias suecas, com excepção do Prémio Nobel da Paz que é concedido pelo Comité Nobel da Noruega.


Cortesia de nobelprize
O Prémio Nobel de Física 2010 foi atribuído conjuntamente a Andre Geim e Konstantin Novoselov «Inovador para experiências sobre o grafeno e materiais bidimensionais». Grafeno: Face Nova Carbon. O grafeno é uma forma de carbono que é o melhor condutor de calor conhecido até o momento. Como é praticamente transparente e bom condutor, o grafeno é compatível para produzir telas tácteis, painéis luminosos e talvez também captadores de energia solar. Imagine uma folha de material que é apenas um átomo de espessura, mas super-forte, altamente condutor, praticamente transparente e capaz de revelar novos segredos da física fundamental. Isso é o grafeno.

Cortesia de nobelprize

http://nobelprize.org/mediaplayer/index.php?id=1335

O Prémio Nobel de Química 2010 foi atribuído conjuntamente a Richard F. Heck, Negishi Ei-ichi e Akira Suzuki «pelo desenvolvimento de acoplamento cruzado de paládio-catalisado». Esta ferramenta química melhorou as possibilidades dos químicos criarem produtos sofisticados, por exemplo, moléculas à base de carbono tão complexas como as criadas pela própria natureza. Molécula Makers. Estes 3 cientistas dividem o Prémio Nobel em Química para o desenvolvimento de novas formas mais eficientes de ligar os átomos de carbono em conjunto para construir moléculas complexas que irão melhorar a nossa vida quotidiana.

 Cortesia de nobelprize
O Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2010 foi atribuído a Robert G. Edwards «Para o desenvolvimento da fecundação in vitro». O Pai do bebé proveta. Robert G. Edwards, em 2010 o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina, lutou contra a resistência da sociedade e a utilização do método de um processo de fertilização in vitro, que até ao momento levou ao nascimento de cerca de 4 milhões de crianças.

  Cortesia de nobelprize
O Prémio Nobel da Literatura 2010 foi atribuído a Mario Vargas Llosa «Pela sua cartografia das estruturas de poder e das imagens relativas à sua mordaz da resistência do indivíduo, de revolta, e da derrota». Mario Vargas Llosa. Peruano de nascimento e cidadão verdadeiramente internacional, engloba vários géneros (romances, peças teatrais, ensaios); na política o seu compromisso com a mudança social.

 Cortesia de nobelprize 
O Prémio Nobel da Paz 2010 foi atribuído a Liu Xiaobo «Pela sua luta longa, tenaz e não-violenta pelos direitos humanos na China». Liberdade de expressão na China. Entre as muitas pessoas que lutam pelos direitos humanos na China, Liu Xiaobo tornou-se o símbolo mais visível da luta. Um expoente a longo prazo do protesto não-violento. Está na prisão a cumprir uma pena de 11 anos.

 Cortesia de nobelprize 
O Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2010 foi atribuído conjuntamente a Peter A. Diamond, Dale T. Mortensen e Christopher A. Pissarides «por um método de análise dos mercados». Encontrar o lugar certo. Ciências Económicas. Como todos sabemos, combinando com os compradores/vendedors ou que procuram emprego para um lugar certo, os laureados deste ano criaram modelos matemáticos que constituem o enquadramento para estudar como esses processos ocorrem no mundo real.

 Cortesia de nobelprize

Cortesia de The Nobel Foundation/JDACT