quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Maria Schneider: «Se houve actriz emblemática dos limites que o cinema forçou na década de 1970, ela foi Maria Schneider». Morre aos 58 anos de idade

(1952-2011)
Paris
Cortesia de donatien

http://www.youtube.com/watch?v=qX_4A6d_Q-U

Morreu Maria Schneider, a heroína do «Último Tango em Paris».
Se houve actriz emblemática dos limites que o cinema forçou na década de 1970, ela foi Maria Schneider. Morre aos 58 anos de idade. A actriz francesa contracenou com Marlon Brando no controverso «O Último Tango em Paris», o filme de Bernardo Bertolucci que dividiu crítica e público e se tornou num fenómeno global à sua estreia em 1972. A história de um affaire sexual entre dois desconhecidos num apartamento parisiense, com momentos de nudez frontal e várias cenas de sexo explícito. Em Portugal, o filme foi proibido pela censura e apenas estreou após o 25 de Abril, criando longas filas à porta do cinema São Jorge.

Cortesia do publico
Maria Schneider, que se assumiria bissexual em 1974, foi tanto emblema como vítima dessa década de excessos, incapaz de construir uma carreira «válida».

http://www.youtube.com/watch?v=NQ3QNIXKjE0

Na sequência do seu abandono das rodagens de «Calígula», de Tinto Brass, em 1976, para dar entrada num hospital psiquiátrico, de problemas com droga e de uma tentativa de suicídio, qualquer embalo que a sua carreira tivesse ganho com a sua participação em «Profissão: Repórter» (1975), de Michelangelo Antonioni, foi totalmente perdido. O seu último filme foi «Cliente» (2008), de Josiane Balasko.

Cortesia de O Público/JDACT