sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Luís de Camões. Redondilhas: «...proveio nisso, de atentado, por não me ausentar de vós, sem vós e com meu cuidado»

Cortesia de miau

Glosa
a este moto alheio:
Sem vós e com meu cuidado
olhai com quem, e sem quem.

Amor, cuja providência
foi sempre que não errasse,
porque n'alma vos levasse,
respeitando o mal de ausência
quis que em vós me transformasse.
E vendo-me ir maltratado,
eu e meu cuidado sós,
proveio nisso, de atentado,
por não me ausentar de vós,
sem vós e com meu cuidado.

Mas est'alma que eu trazia
porque vós nela morais,
deixa-me cego, e sem guia;
que há por milhor companhia
ficar onde vós ficais.
Assi me vou de meu bem
onde quer a forte estrela,
sem alma, que em si vos tem,
co mal de viver sem ela:
olhai com quem, e sem que.
Luís de Camões

JDACT