domingo, 13 de fevereiro de 2011

Beatriz Galindo: A primera mulher que se dedicou à docência em Espanha. Uma escritora e humanista espanhola, preceptora da rainha Isabel, A Católica, e dos seus filhos. Uma das mulheres mais cultas da sua época


(1465-1534)
Salamanca
Cortesia de wikipedia 

Beatriz Galindo, chamada «La Latina», foi uma escritora e humanista espanhola, preceptora da rainha IsabelA Católica, e dos seus filhos. Uma das mulheres mais cultas da sua época.
 
Beatriz nasceu numa familia de residia em Zamora, sendo escolhida de entre as suas irmãs para ser monja. Estudou Gramática numa das instituições dependente da Universidade de Salamanca. Deste muito nova que se integrou no ambiente universitário em pleno século XV. Mostrou grandes dotes para o latím, não só na tradução e leitura dos textos clássicos como tinha a capacidade, apenas com 15 anos, de falar com grande correcção em latim. O seu valor cultural extende-se de Salamanca a todo o reino espanhol e começou a ser conhecida como «La Latina» associado à frenética atracção pelos ensinamentos de Aristóteles.

Cortesia de wikipedia
Em 1486, quando se preparava para «entrar» num convento como monja, foi chamada pela rainha Isabel para trabalhar na Corte. O cronista Gonzalo Fernández de Oviedo, descreve Beatriz Galindo como:
  • ...muito erudita na gramática, honesta e virtuosa donzela. A Rainha Católica, informada destes atributos e desejando aprender a língua latina, chama-a e ela ensina o latim que a rainha desejava conhecer. Uma individualidade, uma mulher, que nunca tinha sido tão bem aceite por Sua Alteza no seu círculo restrito de damas de companhia. Ninguém a «ultrapassou».
A sua presença na Corte não se limitou unicamente aos seus trabalhos como preceptora, mas também, como narra Lucio Marineo Sículo, a rainha tinha em muita estima os seus conselhos.

Cortesia de w220
Deve-se a Beatriz  a fundação do hospital La Latina (1506) e do convento da Concepción Jerónima na cidade de Madrid (ao qual legou a sua biblioteca). Segundo a tradição, são-lhe atribuídas poesías latinas e uns Comentários a Aristóteles. Escreveu poesía em latim e estudou teología e medicina.

Beatriz Galindo foi a primera mulher que se dedicou à docência em Espanha.

«Testamento da Rainha Católica» de Eduardo Rosales 
Beatriz é a senhora vestida de preto
Cortesia de centros3pnticmec

O destino quis que o futuro das suas cinco alunas, fossem figuras relevantes de uma boa parte da Realeza Europeia, a rainha e as suas quatro filhas:
  • D. Isabel de Castilla, casada com Fernando de Aragão;
  • D. Joana, casada com Filipe, o Formoso;
  • D. Catarina de Aragão, casada sucessivamente com Artur, Príncipe de Gales, e Enrique VIII da casa Tudor de Inglaterra;
  • D. Isabel e María, casadas com Manuel I.

Cortesia de Comunidade de Madrid/JDACT