segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Aprender a Ser. Christiane Águas: «Desenvolvo em mim a capacidade de equilibrar e coordenar todas as áreas da minha vida e descubro que é uma qualidade de construção positiva»

Cortesia de anoxpaulox

«Se, neste momento, marcar prazos confortáveis para certos acontecimentos ou projectos, e se isso lhe parecer confuso ou difícil, é porque ainda falta um complemento de informações que vem a caminho.
Entrar numa cadência demasiado acelerado, com a pretensão de ir mais depressa que o próprio tempo, cria uma ansiedade castradora que origina bloqueios. Quando se entra nesse ritmo demasiadamente apressado, rompe-se o elo das acções certas, o fluir das coincidências, em consequência do desentendimento entre a consciência e o mental.
A obsessão em avançar depressa faz com que seja normal ficar surdo aos avisos, deixando de estar em contacto com a intuição. É da intuição que surgem as ideias. É ela que nos guia no sentido do “tudo-o-que-há-de-melhor, e tudo-o-que-há-de-melhor tem influência sobre o bem-estar de todos nós”. Desenvolvo em mim a capacidade de equilibrar e coordenar todas as áreas da minha vida.

Cortesia de bossanet

Estar centrado e atento ao que se passa à nossa volta, sem comentários interiores nem verbais, ensina-nos a ser pacientes. Actualmente, é uma qualidade que não tem sido considerada. É urgente reencontrá-la e desenvolvê-la, sem cair na passividade.
As sociedades actuais tendem a alterar o nosso ritmo. Exigem rapidez de raciocínio, acompanhado de acção imediata. No entanto, nem sempre a gestão do tempo ê feita de forma correcta. Avançar sem precipitação, sem revolta, sem culpabilizar ninguém, não é sinónimo de desfasamento. É preciso saber esperar e avançar no momento certo, estando atento ao impulso interior.
Estar centrado e atento é a melhor forma de deixar aparecer as ajudas certas, lucrar com isso e progredir.
Aceitar que a paciência é um trunfo que merece ser utilizado para preparar uma estrutura sólida que garanta uma actuação equilibra da, é confortável e lucrativo. Desta preparação resultará um melhor aproveitamento da força psicológica que estimulará a força física, que é benéfica para concretizar as ideias e/ou os projectos, no caminho gradual do êxito. Desenvolvo em mim a paciência e descubro que é uma qualidade de construção positiva». In Christiane Águas, Aprender a Ser, Oficina do Livro 2003, ISBN 972-8579-75-6.

Cortesia de Oficina do Livro/JDACT