quinta-feira, 24 de outubro de 2013

El rei João II. Crónica Esquecida. Seomara Veiga Ferreira. «E recordava os velhos tempos da juventude, quando tinham iniciado a ‘Grande Viagem’ pelo mundo conhecido e desconhecido. Quando na corte castelhana tinham oferecido ao rei belos presentes e o Infante, este, recebera vinte e cinco mil peças de ouro e aquele estranho e sábio Garcia Ramires…»

jdact

A Morte do Cisne no Campo do Leão
«(…) É justiça, senhor, e merecedor de justiça quem desobedeceu à ordem do rei, se passeia com um exército e clama vingança? Olhai, senhor, que vileza! O vosso tio está louco! O Bragança, torto, o queixo enterrado no peito, as melenas brancas hirsutas sobre a grossa cabeça redonda (nisso saía ao pai), exultou, embora fingisse demonstrar um forte sentimento de vergonha pelos tresloucados actos do irmão e a infelicidade do jovem monarca. Pedro, porém, e isso Álvaro compreendera, pensou que aos olhos do sobrinho a sua actuação tivesse tido uma imagem diferente: que o jovem compreendesse que ele, duque de Coimbra, irmão do pai, não lhe roubara o reino quando o poderia ter feito, porquê agora? Mas o rei Afonso só compreendia o que o grupo dos inimigos do tio dizia, se ele viesse em paz porquê o exército? Esqueciam-se de o informar que nem o duque de Coimbra nem o Avranches vinham, até ao momento, armados pessoalmente para uma batalha. O infante Pedro sentia que já nada podia fazer. Não iria retirar, não o queria fazer, não podia ir a Lisboa, não desejava avançar sobre Santarém porque nunca pensara atacar o rei. Falar com ele, uma criança, talvez, mas como? O destino estava redigido na larga folha onde, no início, Deus tinha colocado a sua hora e o seu nome. Portanto, por Loures, Torres Vedras, Óbidos, recolhendo a Coimbra? Mas que loucura fora aquela? O que era certo é que ninguém lhe dera batalha. Talvez Henrique, o irmão em quem tanto confiara, e a filha... O irmão.
Mas o irmão estava no outro lado. Avranches não acreditava nele. Avisou-o. Mas Pedro insistiu e esperou três dias em Rio Maior por Henrique. O silêncio foi a resposta. O rei não tinha voto na matéria e Henrique não disse nem fez coisa alguma. E depois que representava um irmão para ele, que já perdera tantos, e um irmão dado a orgulhos e rebeldias, perante o império africano, o Mar Oceano, as ilhas e a Costa da Guiné? A Ordem de Cristo era soberana e estava, de momento, acima das vicissitudes dos príncipes terrenos... No dia 16 de Junho, Pedro dirigiu-se a Alcoentre. Os corredores de El Rei perseguiam a triste coluna a tiros de besta e com más palavras: hipócrita, ladrão do povo, traidor, tirano... Começava a debandada perto de Santarém. Muitos homens, ao verem o exército do rei, e sabendo da sua presença, temiam e desertavam, antevendo o suicídio da hoste do duque de Coimbra. E acabaria assim um filho de João I de quem o povo guardava a santa memória? Avranches, ao ver a corrida, a fuga desordenada dos que até no campo deixavam o cabedal, o mantimento e as armas, resolve fingir que vão para Lisboa, para os conter e ao desânimo. Olha o irmão de armas, aquele belo homem que acompanharia até depois da morte, pelo amor que lhe tinha e o seu juramento sagrado, e vê-o ausente, triste, melancólico, como se a paz, a paz dos santos o tivesse adormecido e parte dele já se achasse longe da Terra. Tinha assistido a isso muitas vezes, antes de um recontro, durante a carnagem de um assalto e a violência de uma batalha. Homens valentes, corajosos, cobertos de sangue, lutando até ao limite das forças mas cujo olhar via já outros mundos, outras colinas, outros prados como, quem sabe? – essas luminosas planícies celestes onde a sede jamais afecta os homens, as flores são eternas e passeiam animais como os que estiveram presentes ao nascimento do Senhor em Belém, naquela fria e longínqua noite de Dezembro. E recordava os velhos tempos da juventude, quando tinham iniciado a Grande Viagem pelo mundo conhecido e desconhecido. Quando na Corte castelhana tinham oferecido ao rei belos presentes e o Infante, este, recebera vinte e cinco mil peças de ouro e aquele estranho e sábio Garcia Ramires que sabia grego, latim, hebreu, árabe e outros dialectos do longínquo Oriente... Ou ainda a recordação de seu pai João Vaz Almada, morto centenário, que lhe legara a paixão pelos novos mundos, aquele gosto de viajar, sempre à frente da própria vida, como se quisesse, antes de acabar, percorrer as etapas do seu destino a dobrar, para não perder um segundo sequer. E depois, quantas vidas se pode viver numa só? Hungria, Moldávia e Valáquia, atacadas pelos Turcos, e a marka de Treviso oferecida ao príncipe português em memória dos seus magnânimos e insubstituíveis serviços!
E Veneza, pérola do Adriático, Chipre e a Terra Santa! Mas, antes, o quê mais? Patras, Constantinopla, o Cairo, Babul como lhe chamavam, o Nilo cor de sangue dos deuses antigos, esse Egipto tão velho ou mais que Moisés e Abraão... E Jerusalém. E aqueles estranhos sinais de fumo do deserto de Tih, depois da longa caminhada, Akabah, Gaza... e do outro lado Jafa e Cesareia, os montes de Judá. Álvaro recordava a visão magnífica dos montes Gilboe, Hermon, Tabor e aqui, este que ele subira quase em prantos, a visão do longo vale que Jesus mirara e, antes dele, Gedeão. O Tabor da transfiguração e da presença divina para alimento da alma dos homens! Um velho criado francês dissera-lhe que o pai, que fora cozinheiro de um tio da mãe do conde, sabia de outro Tabor, mais perto, na terra dos Albigenses e dos heréticos Cátaros (?) que a Igreja exterminara como filhos do Diabo». In Seomara Luzia da Veiga Ferreira, Crónica Esquecida d’el rei João II, Editorial Presença, Lisboa 1995, 4ª edição, Lisboa 2002, ISBN 972-23-1942-6.

Cortesia de Editorial Presença/JDACT