domingo, 12 de setembro de 2021

Por Amor a uma Mulher. Domingos Amaral. «Desconfiada, Fátima perguntou: Mas fod…? Chamoa riu-se com aquela pergunta tão brusca e reforçou: Demos só uns beijos!»

jdact

NOTA: Afonso Henriques, nascido em 1109, filho do conde Henrique e de dona Teresa, neto de Afonso VI de Leão e primo direito de Afonso VII. Tem uma relação amorosa com Elvira Gualter, da qual nasceram duas filhas, Urraca e Teresa Gualter; e outra com Chamoa Gomes, de quem tem dois filhos, Fernando e Pedro Afonso. Será reconhecido com rei de Portugal, em 1143, em Zamora.

1126

Viseu, Sexta-Feira Santa, Abril de 1126

«(…) Entretanto, vinda do primeiro andar, apareceu Teresa de Celanova. Desejosa de novidades, Maria Gomes quis saber se ela tinha algumas.Dona Teresa já falou com os vossos pais. O Lourenço é bom moço, disse a Celanova, piscando-lhe o olho. Maria Gomes endireitou-se, orgulhosa, mas Chamoa perguntou: E o pai dele autoriza? Egas e dona Teresa não se estimam! Teresa Celanova corou ligeiramente, mas recompôs-se. Egas Moniz é bom homem, suave e carinhoso. Ao contrário do que se diz, dona Teresa admira-o, tem educado o príncipe muito bem. Esta favorável opinião da rainha, que Teresa Celanova ali repetia, era uma novidade, o que levou Zulmira a perguntar: Falais de Egas Moniz com ternura. Estais encantada por ele? A outra voltou a corar e respondeu: Agrada-me a sua companhia. Desconfiada, Fátima largou um murmúrio malicioso: É um bocado velho para vós. Enervada, Teresa Celanova contestou-a: Está muito bem para os seus quarenta e oito anos! Sempre tortuosa, Fátima perguntou-lhe: Mas não sois enamorada pelo Afonso Raimundes? Pelo menos é da vossa idade, não murcha. Já o velho Egas... Zulmira repreendeu-a novamente e num esforço de cortesia deu o braço a Teresa Celanova, conduzindo-a para a saída, enquanto ordenava às filhas que se fossem deitar. Porém, as quatro raparigas permaneceram sentadas. Quando a Celanova já não as podia ouvir, Chamoa perguntou: Será verdade que Afonso Raimundes a filhou? Fátima contou o que sabia: Ia muito ao castelo do pai dela. Mas só se a filhou na peideira, pois dizem que ainda é virgem, para sorte do velho Egas! Então, perguntou às galegas se já conheciam homem, tendo Chamoa e Maria Gomes confirmado que não. Zaida sorriu-lhes, com um ar doce. Podeis sempre aprender com mulheres, disse. Chamoa sorriu-lhe de volta, mas Maria Gomes indignou-se: Nós não vivemos em haréns! Conciliatória, Zaida aceitou com naturalidade aquela diferença e depois voltou a mirar Chamoa, intrigada. O Ramiro, o bastardo do Paio Soares, que lhe haveis feito?

Chamoa franziu a testa e murmurou, preocupada: Hoje achei-o magro, parecia doente. Depois, contou que em Ponte de Lima tinham estado uma tarde juntos. Desconfiada, Fátima perguntou: Mas fod…? Chamoa riu-se com aquela pergunta tão brusca e reforçou: Demos só uns beijos! Maria Gomes olhou-a com um ar reprovador e murmurou: A Chamoa exagera, já lhe disse que seja mais recatada! Nesse momento, Fátima animou-se e contou: Em Coimbra, temos um livro de fo…, com figuras e tudo! A minha mãe trouxe-o com ela, quando viemos para cá com o Taxfin. A Zaida descobriu-o no fundo de uma arca e já o lemos. Aprendi muito. Levou o polegar à boca e chupou-o, enquanto Chamoa se ria. Zaida, suspeitando de que a outra já se aventurara nesses beijos, perguntou: Foi assim que haveis beijado o Ramiro? Chamoa apanhou os seus cabelos cor de mel numa trança e garantiu que apenas tinham ido passear pelos campos. Porém, sempre viperina, Fátima esboçou uma careta: Se casardes com o pai dele, ides soprar na gaita da família toda! Chamoa afligiu-se de imediato, olhando para a irmã: Paio Soares foi muito gentil comigo, mas é um velho! Quase tão velho como o Egas! Irmã, vou ter de me casar com ele? Maria Gomes limitou-se a uma constatação solene: Casamos com quem os nossos pais mandam. Perante tão perentória declaração, Zaida decidiu animar a assustada Chamoa, exclamando: Pode ser que o príncipe se enamore de vós!

A rapariga galega levantou-se de imediato, entusiasmada. Na igreja não me largava! Sempre à minha roda! Não viram? Até fiquei atrapalhada! Acham que está encantado comigo? Excitada, mas também carregada de dúvidas, Chamoa interrogou a irmã mais velha: O primo Mem Tougues disse que me afastasse do Afonso Henriques, pois ele só queria filhar-me! Será desses? Irritada, Maria Gomes avisou-a: Não vos fieis no Mem Tougues, sabeis bem o que ele quer de vós! A bela galeguinha olhou-a, perplexa, e afirmou: Maria, a mãe disse-me que é com os primos que se aprende!» In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Por Amor a uma Mulher, Casa das Letras, LeYa, 2015, ISBN 978-989-741-262-2.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT

JDACT, Domingos Amaral, A Arte, Literatura,