quinta-feira, 20 de maio de 2010

A NASA e o Espaço: Por que nós existimos. A Matéria e a antimatéria

Cortesia de NASA / NCRA / GMRT / CXC / INAF  
Um aglomerado de galáxias em colisão massiva origina esta imagem no espectro de rádio de grande comprimento de onda. A imagem proveniente das emissões de rádio foi obtida através dos raios-X Chandra.
A descoberta deste cluster gigante, conhecido como Abell 521, sugere que os telescópios de rádio utilizados anteriormente perderam muitas destas colisões porque utilizavam outros comprimentos de onda, que no caso se centravam num espectro mais curto. O vermelho representa as emissões de rádio no comprimento de onda de 125 cm, enquanto a azul indica os raios-X visto em muitos aglomerados de galáxias. Estas emissões de raios-X mostra o fenómeno resultante de uma colisão violenta entre dois aglomerados de galáxias. A forma alongada do aglomerado indica esse acontecimento recente.
Cortesia de G.Brunetti et al. / S.Giacintucci et al

Cortesia de NASA / JPL-Caltech / ESA / ESO MPIA
Esta imagem mostra uma nuvem de estrelas chamada NGC 346, vista pelos telescópios Spitzer Space da NASA que utiliza o canal de infravermelho, da European Southern Observatory's New Technology que utiliza o canal visível, e pelo telescópio da European Space Agency's XMM-Newton Space que utiliza o raio-X.
A NGC 356 representa a região mais brilhante na formação de estrelas da Pequena Nuvem de Magalhães que fica a 210 mil anos-luz de distância.
As observações do canal infravermelho revelam poeira (fria) a vermelho. Os dados obtidos pelo canal visível destacam a libertação de gás na cor verde, e os dados por raios-X mostram gás (quente) em azul.
As estrelas jovens aparecem como manchas vermelhas com centro branco, enquanto que as outras estrelas aparecem como manchas regulares azuis com centro branco.
A imagem global sugere duas formas diferentes de formação de estrelas, a partir do vento e da radiação. 
Cortesia de NASA / JPL-Caltech / ESA / ESO MPIA
Cortesia de NASA / ESA
Esta imagem mostra um olho cósmico criado por duas galáxias distantes, como foi visto pelo telescópio Espacial Hubble.
Também conhecido como LBG J2135-0102, o Olho Cósmico tem uma forte semelhança com o olho egípcio de Horus. A ilusão surge de uma galáxia localizada a 2,2 bilhões de anos-luz da Terra, que aparece no centro de um arco criado por uma galáxia ainda mais distante, cerca de 11000 milhões de anos-luz de distância.
Os investigadores aproveitaram este fenómeno (lente gravitacional) para estudarem galáxias mais distantes. O campo gravitacional da galáxia do primeiro plano, amplia a galáxia oito vezes.
Cortesia de Hubble Heritage Team (STScI / AURA)
JDACT